Na escola mais cedo

Se uma criança entrar no 1º ano do ensino fundamental em 2010, ela vai concluir essa etapa em 2017, certo? Não mais. A partir deste ano, todas as escolas do país precisam estar adaptadas para o ensino fundamental de nove anos. Além disso, o Ministério da Educação recomenda que sejam matriculadas no 1º ano crianças com seis anos completos até o dia 31 de março. Em Santa Catarina, o prazo é 1º de março.

As escolas tiveram três anos para se adequar à mudança. No Colégio Criativo, em Florianópolis, a alteração foi feita em 2008. A coordenadora geral, Ana Cristi Ouriques, relata que foi necessário estudar aspectos pedagógicos novamente, mudar o currículo e formar os professores. Isso porque o conteúdo do 1º ano não é o mesmo da pré-escola e nem da 1ª série do fundamental, de oito anos.

A estrutura física também precisou ser repensada. As turmas do 1º e 2º anos ficam num prédio junto com a educação infantil e as salas de aula foram adequadas.

– A criança está no ensino fundamental, mas a infância precisa ser preservada – observa a coordenadora de Educação Infantil, Rita Oliveira.

Para as duas coordenadoras, os alunos saíram ganhando, pois a proposta prioriza a infância.

– O processo de alfabetização talvez passe a ser mais tarde nas escolas particulares, mas nas escolas estaduais ele passa a ser mais cedo. Acredito que é bom para os dois lados – relata a coordenadora geral.

Ana garante que a maioria dos pais concorda, mas que outros pedem para os filhos serem aceitos mesmo com cinco anos.

– Ainda existe um glamour, entre os pais, em falar que o filho aprendeu a ler cedo. Conseguimos alfabetizar uma criança de quatro anos, por exemplo, mas ela ainda não vai estar pronta e madura para a escola – ressalta Ana Cristi.

As 1.323 escolas do Estado estão com o ensino fundamental de nove anos implantado, de forma gradual. O diretor de Educação Básica, Antônio Pazeto, explica que os estudantes que, em 2007, já estavam indo para a 2ª série vão se formar no fundamental de oito anos.

Para se adaptar, o currículo também precisou ser alterado. O Estado optou por não reprovar nenhuma criança nos três primeiros anos, destinados à alfabetização.

De acordo com o MEC, 400 cidades brasileiras ainda não estão com a nova proposta em todas as escolas.

Tire suas dúvidas

Crianças que completam seis anos no início de abril também podem ser matriculadas no 1º ano?

Não. Cada Estado é autônomo para determinar a data. Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação fixou a entrada no fundamental de crianças com seis anos completos até o dia 1º de março. Após esse dia devem ser matriculados na pré-escola da educação infantil.

Como ficou a Educação Infantil?

Tem duração de cinco anos e atende crianças de 0 a três anos nas creches. Na pré-escola ficam as de quatro, cinco e as que completarem seis anos após o dia 1º de março.

As crianças que já completaram a educação infantil, mas que não estarão com seis anos até março, precisam refazer o pré?

As crianças de cinco anos, independentemente do mês do seu aniversário, que estiveram matriculadas e frequentaram por mais de dois anos a pré-escola poderão, em caráter excepcional, em 2010, entrar no ensino fundamental.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8687.
Editoria: Geral.
Página: 17.
Jornalista: Júlia Antunes Lourenço (julia.antunes@diario.com.br).