Vacinação vai começar em março

BRASÍLIA – O Ministério da Saúde anunciou ontem a estratégia de enfrentamento contra a gripe A (H1N1). Um dos pilares será a vacinação para públicos prioritários em quatro etapas, entre 8 de março e 7 de maio. A expectativa é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas.

Uma parte das 83 milhões de doses da vacina adquiridas por R$ 1 bilhão pelo Ministério da Saúde será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno, e a eventual necessidade de ampliar o público-alvo. Os 26 estados e o Distrito Federal receberão quantidade proporcional à população prioritária.

– Pela complexidade, esta campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização. Portanto, é fundamental a colaboração de todo o país para garantirmos o êxito em proteger, ao máximo, nossa população – avalia o ministro José Gomes Temporão.

A imunização será ao mesmo tempo em 36 mil salas de vacina em todo o país.

– Santa Catarina tem em torno de 1 mil salas, mas os profissionais da saúde serão vacinados nos próprios locais de trabalho. Temos também flexibilidade para implantar novos pontos de atendimento a todos os públicos-alvo – garante o diretor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Luis Antonio Silva.

A vacina é contra-indicada a quem é alérgico a ovo. Confira a tabela com datas no topo da página.

Calendário de vacinação (anexo)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11846.
Editoria: Geral.
Página: 12.