Casas estão em área de risco

Com a ajuda de pás e um carrinho de mão, amigos e familiares retiravam o barro que invadiu a casa de Michel Antônio Campestrine, em Rio dos Cedros. Do lado de fora, o morador de 36 anos custava a acreditar que o patrimônio construído ao longo da vida tinha sido destruído com tanta rapidez. Ele calculava em R$ 150 mil os prejuízos entre mudas de reflorestamento, que garantem a sobrevivência da família, e os estragos da casa.

– Moro aqui há 10 anos e nunca vi algo parecido. O espírito agora é o de recomeçar – resumia, inconformado.

A família de Michel é uma das quatro que estão em área de risco no Bairro Santo Antônio e precisa ser removida, de acordo com a Defesa Civil. À beira da SC- 416, rodovia Ralf Knaesel, que liga os municípios de Pomerode e Timbó, passando por Rio dos Cedros, as casas são ameaçadas pela queda de barreiras. O problema levou à interdição da rodovia na localidade conhecida como Serra de Pomerode, próximo à divisa entre Pomerode e Rio dos Cedros. Por todo o trecho, pedras e árvores impedem a passagem. Em alguns pontos, a pista cedeu e o acostamento já não existe mais.

O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) começou ontem a limpeza e pretende liberar parcialmente o tráfego em seguida para fazer os trabalhos de recuperação.

– Técnicos da prefeitura trabalharam durante a madrugada para desobstruir a pista. São muitos pontos de deslizamentos – alerta o vice-prefeito de Rio dos Cedros, Nelson Bagattoli.

Além do Bairro Santo Antônio, onde até o posto de saúde foi atingido, as comunidades de Dolorata e Cruzeiro também foram prejudicadas. Ao todo, 63 residências e oito estabelecimentos comerciais foram afetados. O lodo cobriu toda a plantação do agricultor Nei Luiz Merini, 42. Dos 10 hectares da lavoura que ele esperava colher 1,3 mil sacas de arroz dentro de um mês, o temporal destruiu quase tudo. Ele calcula ter perdido quase 90% da produção.

Como fica o tempo (anexo)

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8697.
Editoria: Reportagem Especial.
Página: 4.
Jornalista: Magali Moser (magali.moser@diario.com.br).