Uma comitiva formada por prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) retornou ontem (29) de Recife, após conhecer o sistema de transporte público do Grande Recife Consórcio de Transporte, que gerencia 17 empresas de ônibus, na capital pernambucana. Participaram da viagem o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi; de Blumenau, João Paulo Kleinübing; de Indaial, Sergio Almir dos Santos e o prefeito de Brusque, Paulo Eccel.
O objetivo da visita era conhecer a experiência recifense para implantação do sistema aqui na região, já que Blumenau irá criar corredores exclusivos para o transporte coletivo municipal e assim proibirá a parada dos ônibus intermunicipais nas ruas centrais da cidade.
Quando a medida foi divulgada pela imprensa regional gerou muita polêmica, principalmente porque o prefeito João Paulo Kleinübing pretendia implantá-la neste mês. Mas como não foi possível conhecer o exemplo de Recife no ano passado, JPK resolveu adiar a decisão, como explicou o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), Rudolf Clebsch, em reportagem do Jornal Metas.
Para o prefeito Celso Zuchi criar um sistema integrado de transporte coletivo é uma forma de minimizar o impacto das mudanças propostas por Blumenau. "Nossa preocupação é com os gasparenses que sofrerão muito com a mudança. Mas tenho certeza que juntos vamos encontrar a melhor alternativa para esse problema", concluiu o Zuchi.
Sistema Estrutural Integrado (SEI)
O SEI é uma rede de transporte público composto de linhas de ônibus e metrô. Todas estas linhas são integradas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem-destino. Ao todo são 13 terminais integrados. Um dos terminais de passageiros, o Antônio Farias, representa um dos principais portões de entrada em Recife, recebendo, em média, 12 mil usuários por dia. Com 44 mil metros quadrados, é um dos maiores da América Latina. O Terminal opera diariamente 278 desembarques, 109 saídas para outros estados e 173 saídas para outros municípios pernambucanos.
Veículo: Jornal Metas.
Edição: 656.
Editoria: Geral.