Um desnível, muitas incertezas

GASPAR – Não é preciso ser especialista para perceber a gravidade da situação: o desnível na cabeceira da Ponte Hercílio Deeke salta aos olhos de quem trafega pela estrutura. A ele, somam-se trincas, rachaduras, infiltrações, ferragens expostas e acúmulo de entulhos nos pilares. Para consertar tudo e liberar o trânsito de veículos pesados sobre a única ponte da cidade, interditada parcialmente desde sexta-feira, o prefeito Pedro Celso Zuchi estima gastar R$ 5 milhões. No entanto, ainda não há detalhamento do que precisa ser feito para recuperar a estrutura. A prefeitura aguarda parecer do Tribunal de Contas do Estado para contratar uma empresa para fazer a análise, sem licitação. Se não conseguir, o laudo pode demorar até 90 dias.

Para impedir que veículos com mais de 10 toneladas passem sobre a ponte que liga o Centro ao Bairro Margem Esquerda, duas equipes do Departamento de Trânsito (Ditran) permanecem 24 horas no local há uma semana. A restrição, estabelecida por decreto em 2002, não estava sendo cumprida e contribuiu para agravar os problemas.

– Não estávamos fiscalizando antes por falta de efetivo – reconhece o diretor da Ditran, Emerson Andrade.

O setor conta com 12 agentes de trânsito. Dois funcionários foram remanejados do Departamento de Manutenção e Sinalização e se juntam a outros dois do Ditran para fazer o monitoramento. Eles já flagraram 26 condutores que furaram a barreira. A infração é média e está sujeita à multa de R$ 85.

– Dentro do limite de peso estabelecido, é seguro trafegar pela ponte. Não abrimos para caminhões mais pesados para não colocar em risco a população – garante o prefeito.

Em fevereiro, o engenheiro civil e vereador Rodrigo Althof apontou a necessidade de perícia técnica e reforma na ponte, durante sessão da Câmara. A interdição só ocorreu sexta-feira, depois que rompeu a tubulação que leva água bruta para tratamento. Construída na década de 1960, pela estrutura passam rede elétrica, de água e de gás que abastecem a Margem Esquerda. Estimativa do Ditran aponta que fluxo diário médio de veículos é de 10 mil.

Orientação

Os caminhões que vêm do Médio Vale precisam desviar pela balsa, em Ilhota, ou pela BR-101, em Navegantes, para acessar a Rodovia Jorge Lacerda. Quem vem do Litoral para a Margem Esquerda, deve vir pela BR-470, Navegantes. Se o destino for a Margem Direita, pegar a Jorge Lacerda.

 

A nova ponte

A construção da Ponte do Vale é apontada como solução para o problema de estrutura no Centro de Gaspar. A prefeitura recebeu final do ano passado R$ 5 milhões do Ministério das Cidades e aguarda a liberação de R$ 19,9 milhões do Fórum Parlamentar Catarinense. O prefeito Pedro Celso Zuchi espera abrir a licitação até junho e tem a expectativa de que as obras comecem ainda este ano.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11878.
Editoria: Geral.
Página: 11.
Jornalista: Magali Moser (magali.moser@santa.com.br).