Senado estuda compensar o Rio

BRASÍLIA – Autor da proposta que muda a divisão de royalties entre estados e municípios, o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) quer negociar, com dinheiro da União, uma saída política para as perdas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Pelo acordo, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) vai apresentar uma emenda, elaborada por Ibsen, que propõe usar parte do dinheiro de royalties pagos ao cofre federal para compensar dois estados juntos, Rio e Espírito Santo produzem 90% do petróleo brasileiro.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou um novo sistema de divisão dos recursos obtidos com royalties. A regra preserva a parcela destinada à União, equivalente a 40% de todo o dinheiro levantado, e divide o restante de forma igualitária entre estados e municípios.

Para Ibsen, a proposta pode reduzir a irritação da bancada fluminense uma vez que garante a compensação das perdas alegadas e evitaria o veto do presidente Lula. Ontem, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, passou a servir de outdoor para os protestos do governo do Estado.

De acordo com o padre Omar Raposo, reitor do santuário do Cristo Redentor, o governo pediu autorização à Arquidiocese do Rio para que uma faixa com os dizeres "Contra a covardia, em defesa do Rio" fosse pendurada no monumento.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11886.
Editoria: Política.
Página: 6.