Perdas na arrecadação chegam a R$ 700 milhões

A tragédia de 2008 em Santa Catarina teve reflexo direto na arrecadação do Governo do Estado em 2009. Esta é a principal constatação ao se analisar o balanço de 2009, entregue no início desta semana ao Tribunal de Contas do Estado.  "O ano passado reflete problemas como os R$700 milhões em perdas na arrecadação, mas, ainda assim, foi um ano de números positivos, que podem ser traduzidos em bons índices nas áreas prioritárias", afirmou o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.

As Contas do Governo relativas ao ano 2009 foram entregues ao presidente do TCE, conselheiro Wilson Wan-Dall. O ato foi acompanhado por diretores da Fazenda, conselheiros do TCE e pelos secretários de Estado Roberto Hess (Saúde), Vinicius Lummertz (Articulação Internacional), e Paulo Eli (Administração).

Siewert lembrou que já acompanha a entrega das Contas há seis anos, e que o objetivo é sempre o equilíbrio das finanças. "Desta vez queremos prestar contas não só de 2009, mas desde 2003, já que grandes resultados tem sido alcançados desde então – muito com auxílio e orientação deste Tribunal", destacou.

O secretário destacou como maiores conquistas dos últimos anos o acordo de resultados firmado entre Governo e servidores da Fazenda; a criação do Iprev e o Programa Pró-Emprego.

A inovação da Fazenda este ano foi a entrega, além do balanço oficial, de um segundo volume resumido e acompanhado de notas explicativas, com o objetivo de facilitar o entendimento também pelo público leigo. As informações podem ser conferidas no site da Secretaria (http://www.sef.sc.gov.br/).

Conforme o Diretor de Contabilidade Geral, Wanderlei Pereira das Neves, a Prestação de Contas de 2009 foi dividida em dois volumes: O Relatório Técnico, que é uma exigência da Resolução TC 16/94, do TCE/SC, contempla as principais demonstrações contábeis e suas Notas Explicativas, que detalham os critérios utilizados na elaboração da prestação de contas e os principais resultados alcançados. Já o volume II contempla todos os demonstrativos e anexos exigidos pela legislação em vigor, evidenciando as mais variadas informações sobre a execução orçamentária, financeira e patrimonial do Estado no exercício de 2009.

Veículo: Jornal Metas.
Edição: 675.
Editoria: Economia.
Página: A4.