Números que espantam até a Nasa

FLORIANÓPOLIS – Pode parecer exagero, mas não é. A região do planeta em que mais choveu nos últimos seis dias é o Sul do Brasil, mais especificamente entre os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, segundo a Central RBS de Meteorologia.

A informação é baseada nos índices de chuva registrados desde o dia 19 de abril por um satélite público e divulgados ontem pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).

– Não é uma situação comum nesta época do ano. Costuma chover em abril, mas não tanto – ressalta o meteorologista Leandro Puchalski, que explica que o período chuvoso foi provocado pela massa de ar mais seco que estava na região Sudeste do país.

O sistema impediu o avanço da frente fria em deslocamento pelo Sul do país, deixando-a estacionada sobre os estados gaúcho e catarinense nos últimos dias. Associado a essa barreira, um jato de umidade vindo da Amazônia passou a alimentar a frente fria, provocando ainda mais nebulosidade e chuva.

A combinação desses fatores meteorológicos fez com que o acumulado de chuva entre a noite do dia 20 e a manhã de ontem tenha sido duas vezes maior do que o normal para todo o mês de abril, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Rio do Campo, no Vale do Itajaí, já choveu 249,8 milímetros (mm) – frente ao esperado de até 110mm. O mesmo acontece em Rio Negrinho, no Planalto Norte, onde a chuva acumulada no período foi de 236,6mm.

Onde choveu mais nos últimos dias (anexo)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11923.
Editoria: Geral.
Página: 17.