Chuva deixa Alto Vale em alerta

DONA EMMA – As chuvas de quinta e madrugada de sexta-feira deixaram o Alto Vale em estado de alerta. Em Dona Emma, choveu 160 milímetros em 43 horas. Ao todo, 1.420 pessoas foram prejudicadas. A Defesa Civil do município registrou oito pontos de alagamento. Dez moradores precisaram ser deslocados de casa e 14 residências foram atingidas pela água. Houve ainda rompimento da tubulação no Bairro Nova Esperança. O transporte escolar foi suspenso para garantir a segurança dos alunos em função dos danos nas estradas.

Em Rio do Sul, o nível do rio alcançou 5,70 metros na noite de sexta-feira. Quando chega a sete metros, começam os primeiros alagamentos na cidade. Em função da previsão de chuva para sábado, o Stammtisch foi transferido para 15 de maio. Mesmo com a alteração da data, todos os 74 grupos permanecem inscritos para a oitava edição do encontro. Em Taió choveram 124 milímetros quinta-feira, dois terços da média para o mês. Três das sete comportas da barragem no município foram fechadas. Presidente Getúlio também contabilizou estragos. Ruas do Centro foram alagadas e houve queda de duas barreiras, no interior.

O volume de chuva de quinta para sexta-feira em Blumenau foi de 86 milímetros, segundo o o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú (Ceops). O nível do Rio Itajaí-Açú subiu de seis centímetros para 4,7 metros das 7h de quinta até as 7h de sexta-feira. No final da tarde, o nível do rio estabilizou, subindo apenas dois centímetros a cada hora.

Previsão é de chuva forte na noite de sábado para domingo

Enquanto chover, o nível do rio em Blumenau será monitorado a cada hora e pode ser acompanhado por meio de boletins divulgados no site www.blumenau.sc.gov.br, no link Previsão do Tempo. A previsão aponta que o tempo deve permanecer chuvoso durante o final de semana. São previstas pancadas de chuva mais fortes na noite de sábado para domingo.

Fique atento

A Defesa Civil de Blumenau estará em estado de atenção e vai monitorar as áreas de risco enquanto chover. O órgão orienta os moradores para que fiquem atentos a qualquer movimentação de terra ou saída de água barrenta dos morros. Estes dois sinais indicam que há perigo de desmoronamentos e, nesse caso, a família deve informar a Defesa Civil pelo 199 ou 3326-6823.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11921.
Editoria: Geral.
Página: 14.