Governo lança plano de marketing

O Plano Catarina 2010, para orientar o marketing turístico do Estado nos próximos 10 anos, foi lançado, ontem, pela Secretaria de Turismo.

Elaborado pela consultoria espanhola Chias Marketing, que fez mais de cem planos turísticos pelo mundo, entre eles o Aquarela, da Embratur, o novo plano sugere o desenvolvimento do turismo ativo com qualidade e diversidade. A sua primeira recomendação é a de modernizar a marca SC.

O estudo ainda aponta as atividades com maior potencial como sendo aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, esportes, negócios, eventos, sol e praia, turismo de saúde, turismo rural e touring (city break, cruzeiros e turismo náutico).

Resultado de 10 meses de trabalho, o plano usa os dados de pesquisa feita sob encomenda pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com turistas, empresários do setor, operadoras nacionais e internacionais. Foram ouvidas 1,7 mil pessoas e abordados 39 aspectos qualitativos.

Para o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, que deixou a pasta ontem, os estudos confirmaram o que o empreendedor Beto Carrero dizia, que Santa Catarina é um parque de diversões.

Também presente no lançamento, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, afirmou que o plano, da forma como foi elaborado, não envelhece, e que o setor privado, especialmente o Conselho Estadual de Turismo, deverá ser o guardião das medidas recomendadas.

O estudo custou R$ 800 mil. A partir de agora, as ações de promoção turística do Estado seguirão as linhas traçadas por ele, observa o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.

O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Aristides Niehues, avaliou o plano como abrangente, que vai direcionar as ações do setor.

O empresário Ernesto São Thiago, do Porto Turístico de SC, observou que, com a inclusão do turismo de cruzeiros, a atividade deverá receber mais apoio para se desenvolver.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8760.
Editoria: Geral.
Página: 13.