FLORIANÓPOLIS – A Associação Contas Abertas e um grupo de especialistas em contas públicas estão desenvolvendo um Índice de Transparência para avaliar o conteúdo dos sites criados pela União, estados e municípios com mais de 100 mil habitantes. O indicador será anunciado em junho, com um ranking dos sites, avaliados de acordo com o grau de transparência e compreensão das informações. A iniciativa pretende aperfeiçoar o cumprimento da chamada de Lei de Transparência, que entra em vigor amanhã e obriga os governos a publicar as contas na internet.
Na primeira etapa, serão avaliados os sites dos estados e da União
– Publicidade não significa necessariamente transparência e é isso que estaremos avaliando. Se as informações fornecidas pelos governos permitem, de fato, o acompanhamento das contas públicas por parte da sociedade – explica o economista e secretário-geral do Contas Abertas, Gil Castello Branco.
Com base nos parâmetros criados pelo Comitê de Transparência, serão dadas notas (de 0 a 10) para os portais dos entes públicos. Entre os critérios de avaliação estão o nível de detalhamento da despesa, as possibilidades de download dos dados, a frequência de atualização das informações e as facilidades na navegação. Nesta primeira etapa será anunciado o ranking dos estados, do Distrito Federal e da União, a ser divulgado no dia 22 de junho.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11949.
Editoria: Política.
Página: 4.