Toda escola terá que ter biblioteca

Todas as escolas de ensino público e privado do país deverão ter bibliotecas e precisarão dispor de um livro para cada aluno matriculado na unidade. É o que prevê uma lei sancionada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada também ontem no Diário Oficial da União.

As escolas brasileiras têm o prazo de 10 anos para se adaptar. Nas unidades de ensino catarinense, das quais quase 18% não têm biblioteca, a adequação deve ocorrer em um período muito menor, segundo a Secretaria de Estado da Educação.

A meta do secretário Silvestre Heerdt é equipar e melhorar os acervos das escolas até o final do ano.

– Toda medida que incentive a criação e aperfeiçoamento das bibliotecas é muito válida. Mas além de encher as estantes de livros, é preciso criar o hábito da leitura nos estudantes. No segundo semestre, distribuiremos aos alunos novos livros didáticos e coleções específicas para os adolescentes – afirmou.

A biblioteca do maior colégio catarinense se antecipou à lei que diz que o acervo deverá dispor de, no mínimo, um livro por aluno matriculado. No Instituto Estadual de Educação (IEE), 15 mil livros de diversos estilos são desfrutados pelos 7 mil alunos.

Costume de levar livros para casa aumentou

O coordenador da biblioteca, Márcio Luiz Bess, também comemorou a medida e torce para que hábito da leitura esteja cada vez mais presente entre os alunos.

Na escola, o costume de levar livros para ler em casa aumentou entre os alunos após a atualização do acervo com lançamentos.

– Livros que fogem à literatura tradicional, como alguns best sellers e de humor, normalmente introduzem os alunos na leitura. Depois que criam o hábito, eles conciliam a leitura mais leve com as obras clássicas ou mais complexas – comentou Márcio.

Em Santa Catarina

82,24%

da rede pública estadual

têm biblioteca

100%

das escolas federais de ensino

médio têm biblioteca

31,78%

das escolas municipais têm biblioteca

Fonte: Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8817.
Editoria: Geral.
Página: 26.
Jornalista: Francine Cadore (francine.cadore@diario.com.br).