E agora, candidatos?

No dia em que os candidatos estão autorizados pela Justiça Eleitoral a iniciar a busca por votos por meio de propaganda eleitoral, o Vale do Itajaí recebe hoje a notícia de que uma das obras mais aguardadas da região vai atrasar de novo. A duplicação da BR-470, no trecho entre Indaial e Navegantes, ainda não tem data definida para começar. O Projeto Executivo e o Estudo de Impacto Ambiental da rodovia, previstos para serem concluídos em junho, foram prorrogados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para serem finalizados até o final do ano. Os dois documentos são necessários para abrir o processo de licitação para contratar a empresa que executará a obra. Este é o segundo adiamento feito em 2010. A previsão inicial era que os dois projetos ficassem prontos em abril (confira tabela ao lado).

A justificativa do atraso é a complexidade do empreendimento. Conforme a assessoria de comunicação do Dnit, há fatores em campo que influenciam nos prazos de conclusão tanto de obras quanto de projetos. Para a conclusão do Projeto Executivo, segundo o órgão, ainda falta desenvolver o projeto básico, que traz os detalhamentos das modificações estruturais e do tipo de trabalho a ser empregado em cada trecho da rodovia. Os estudos do projeto básico estão sendo feitos atualmente, de acordo com o Dnit.

A primeira etapa do documento foi concluída em maio. Conhecida como plano funcional, define a concepção geral da obra, como o traçado, viadutos e passagens inferiores, localização de vias laterais, entre outros. Até ontem à noite, a assessoria de imprensa não havia detalhado o que ainda falta para a concluir o estudo de impacto ambiental. Somente com isso pronto é que será possível iniciar os trâmites para a licitação da execução da obra.

AS ETAPAS PRÉ-DUPLICAÇÃO

Ainda faltam:

– Início: abril de 2009

– Última previsão: abril de 2010 e depois, junho de 2010

– Novo prazo: final de 2010

– Custo: R$ 2,8 milhões

– O que é: projeto de engenharia que dá forma à obra. Dele deve constar o levantamento do que será necessário para a duplicação, como o número de trabalhadores e máquinas. Também vai estimar o orçamento e o tempo de execução

– Início: abril de 2009

– Última previsão: abril de 2010 e depois, junho de 2010

– Novo prazo: final de 2010

– Custo: R$ 1,2 milhão

– O que é: elaborado para que o Dnit obtenha a licença do Ibama. Depois de analisados todos os pontos, aponta soluções para amenizar os impactos ao meio ambiente

Está pronto:

Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica

– Última previsão: dezembro de 2010

– Situação: concluído

– Custo: R$ 364 mil

– O que é: além de apontar a necessidade da obra, serve para apontar os problemas que os trabalhos poderão sofrer em decorrência do ambiente e aponta soluções. Estuda pontos como o tráfego, topografia e geotecnia da região

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11984.
Coluna: Política.
Página: 4.