Lideranças do Oeste que participaram do primeiro encontro do SC Debates, ontem, em Chapecó, falaram sobre a descentralização do governo estadual e pediram maior repasse de verbas federais.
O vice-prefeito de Concórdia, Neuri Santhier, disse que a descentralização é importante. Mas fez uma ressalva: as secretarias regionais deveriam ter mais autonomia para a destinação dos recursos.
O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, defendeu que os recursos federais devem ser repassados por meio de programas, e não por emendas parlamentares, que podem ser destinadas de acordo com a bandeira política. O secretário de Saúde da cidade, Nemésio Carlos da Silva, disse que, nos últimos cinco anos, a despesa com saúde aumentou de 10% para 22%, enquanto que o governo federal destinou 3,6% da receita para o setor.
O diretor-executivo da Federação Catarinense dos Municípios, Celso Vedana, afirmou que os municípios apoiam a regulamentação da Emenda Parlamentar 29, que tramita no Congresso – o documento obriga a União a destinar 10% da receita líquida para a saúde.
As reivindicações serão juntadas com as de São José e Joinville, que recebem o evento hoje e amanhã, respectivamente, para formar um documento que será encaminhado aos candidatos a presidente e governador.
A secretária de programas regionais do Ministério da Integração, Márcia Damo, elogiou o encontro porque "trabalha o fortalecimento da organização dos municípios".
O economista Cláudio Gonçalez também participou. Em palestra sobre o cenário econômico nacional e internacional, afirmou que a situação do Brasil "é de pouco risco". Mas disse que o país não está crescendo como poderia. Na avaliação dele, o crescimento teria que ficar em torno de 7%. Para o economista, a falta de mão-de-obra qualificada e de infraestrutura bloqueia o crescimento.
Gonçalez não acredita numa mudança nas taxas de câmbio. Por isso entende que as lideranças exportadoras do país devem trabalhar por investimentos em rodovias, portos, ferrovias e aeroportos.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8844.
Editoria: Geral.
Página: 29.
Jornalista: Darci Debona (darci.debona@diario.com.br).