Mais solidez para crescer

No segundo dia do circuito SC Debates, o economista Cláudio Adilson Gonçalez ministrou uma palestra em São José. Gonçalez apresentou um panorama do cenário econômico do Brasil e do mundo e sua influência nos municípios do Estado de Santa Catarina.

Para o doutor em Economia pela USP e fundador da MCM Consultores, o país precisa ter instituições mais sólidas para manter seu ritmo de crescimento.

– Precisamos de segurança jurídica e agilidade para abrir e fechar empresas – comentou.

Gonçalez destacou que o quadro mundial da economia é positivo, mas está repleto de problemas que podem gerar novas crises, como a possibilidade de os EUA não conseguirem manter boas taxas de crescimento nos próximos anos. Na avaliação do economista, uma nova turbulência global afetaria o crédito no Brasil.

Na sequência do evento, o diretor executivo da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Celso Vedana, apresentou as expectativas da entidade com relação aos próximos governantes.

Os três pontos destacados pela Fecam foram gestão administrativa, saúde e tributação. Um dos assuntos abordados por Vedana foi a necessidade de rever o modelo de descentralização catarinense, dando mais autonomia para as Secretarias Regionais de Desenvolvimento.

Durante o debate, a principal questão levantada pelas lideranças políticas municipais foi a necessidade de maior repasse de verbas por parte do governo federal. Para o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, atualmente o principal problema das cidades é a concentração de recursos nas mãos da União. Berger reclamou da pressão feita aos administradores municipais durante a realização de obras. O prefeito de Siderópolis e 2º vice-presidente da Fecam, Douglas Gleen Warmling, também abordou a falta de verbas.

Os prefeitos de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, e de Governador Celso Ramos, Anísio Soares, também participaram do debate.

Amanhã, em Joinville, será realizado o último encontro do circuito SC Debates. Depois dos três eventos, a Fecam deverá elaborar um documento, que será entregue aos candidatos ao governo de SC e à Presidência da República, com as reivindicações dos municípios catarinenses.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8845.
Editoria: Geral.
Página: 27.
Jornalista: Mayara Rinaldi (mayara.rinaldi@diario.com.br).