Menos impostos, melhor distribuição do dinheiro que vem do governo federal e mais clínicas regionais para desafogar a saúde. Propostas como essas, bastante cobradas a cada eleição, vão compor um documento que será entregue em julho aos candidatos aos governos estadual e federal.
As reivindicações surgiram no SC Debates, organizado pela Federação de Municípios de SC (Fecam) em parceria com a Associação dos Municípios e o Grupo RBS. A última edição, ontem, foi em Joinville, com a participação de prefeitos, autoridades e políticos da região e do Planalto Norte.
Para o presidente da Fecam, Saulo Sperotto, o documento é uma maneira de levar as propostas de cada região para que sirvam de base aos planos de governo.
Representantes de Joinville, o prefeito Carlito Merss (PT) e o secretário Eduardo Dalbosco (Planejamento) concordaram que é necessário haver conversas entre governos municipais, estadual e federal na tomada de decisões sobre a obtenção e aplicação de recursos.
Os representantes do Planalto Norte pediram mais incentivos fiscais e uma política para atrair investimentos. A região também quer um plano de desenvolvimento que permita que as cidades cresçam da mesma maneira que Joinville.
Na área da saúde, outro foco do debate, a discussão girou em torno da descentralização do serviço e das especialidades médicas e o custeio de programas federais. O encontro foi considerado positivo pelos participantes.
Os pedidos (anexo )
Veículo: Jornal A Notícia.
Editoria: AN Joinville.
Página: 12.