Gaspar aguarda vinda de recursos

GASPAR – Fechada para veículos acima de 10 toneladas desde março deste ano, a Ponte Hercílio Deeke, no Centro, não tem data para ser reformada. A prefeitura aguarda uma resposta do Ministério da Integração sobre a liberação de recursos. O levantamento feito com base em um laudo de 2005 aponta a necessidade de R$ 1,8 milhão para os reparos.

A parte mais prejudicada da estrutura, segundo a secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Gaspar, Patricia Scheidt, é a cabeceira da margem esquerda, onde há um desnível. Além disso, a estrutura apresenta trincas, rachaduras, infiltrações, ferragens expostas e acúmulo de entulhos nos pilares.

Construída em 1960, a última reforma foi em 1980. Desde 2002, o limite de peso para veículos é de 10 toneladas, porém, a fiscalização mais rígida começou apenas em março deste ano. A demora em impor os limites pode ter prejudicado ainda mais a estrutura, que já apresentava problemas de degradação do concreto e corrosão nas barras de ferro em 2005. O Departamento de Trânsito estima que 10 mil veículos cruzem a ponte diariamente, única alternativa de acesso à BR-470 para os moradores do município.

CAMINHOS ALTERNATIVOS

– Caminhões que vem do Médio Vale pela BR-470 e precisam ir à margem direita podem usar a balsa, em Ilhota, ou retornar na BR-101, em Navegantes

– Quem vem do Litoral, deve optar pela BR-470 se quiser ficar na margem esquerda e pela Jorge Lacerda se o destino em Gaspar for na margem direita

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11998.
Editoria: Geral.
Página: 14.