O segundo balanço do andamento da coleta de dados do Censo 2010 mostra que 48% da população e 47% dos domicílios já forneceram informações para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, a maior velocidade de coleta neste censo é resultado do uso de tecnologia e do treinamento dos recenseadores. Os números finais da pesquisa serão divulgados no dia 27 de novembro.
Em Santa Catarina, o Censo 2010 entrevistou moradores de 50,6% dos domicílios catarinenses, o equivalente a 2,6 milhões de pessoas. O número representa 42,8% do total da população estimada para 2009, em cerca de 6,2 milhões.
Das oito cidades que encerraram a coleta em campo no Brasil, quatro são de Santa Catarina: Lajeado Grande, Arvoredo e Entre Rios, no Oeste; e Pinheiro Preto, no Meio-Oeste. Os outros são Borá (São Paulo), Oliveira de Fátima (Tocantins), Santo Antônio do Rio Abaixo (Minas Gerais) e Fernando de Noronha (Pernambuco).
Até a manhã de ontem, 36,369 milhões de domicílios no país tinham sido recenseados. Uma das tendências que o censo já confirma é o menor número de moradores por residência. Em 2000, eram 3,79. Hoje são 3,37.
Os dados mostram, ainda, que houve um aumento no total de domicílios. Em 2000, o Censo visitou 44 milhões de domicílios. A estimativa este ano é chegar a 58 milhões.
O presidente do IBGE afirma que em grandes capitais a coleta é mais heterogênea e, em alguns casos, o recenseador é obrigado a voltar mais vezes a uma mesma residência. Em São Paulo, 52% dos domicílios já foram visitados e 42% foram recenseados.
Andamento da pesquisa pode ser acompanhado
Os dados sobre o andamento da coleta no país poderão ser acompanhados na internet, no site www.ibge.gov.br. A atualização dos dados deve ser feita todas as semanas.
– Divulgar o andamento da coleta em cada um dos 5.565 municípios do país é para que todos possam verificar o trabalho. Qualquer dúvida sobre a cobertura poderá ser esclarecida enquanto os recenseadores estiverem trabalhando, o que se encerra em 31 de outubro – afirma Nunes.
Três estados começaram a pesquisa com atraso. São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram afetados na primeira semana de coleta pela falta de coletes dos recenseadores. Mas o IBGE garante que o cronograma está sendo cumprido e pesquisa será finalizada no prazo.
Raio X (anexo)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 8914.
Editoria: Geral.
Página: 25.