Brasil será país \"maduro\" em 2040, mostra IBGE

O Brasil passou por mudanças acentuadas no padrão demográfico nesta década. De acordo com as informações preliminares do Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira passa por um processo de envelhecimento que deverá durar 30 anos, levando à expectativa de que o país deixe de ser majoritariamente jovem, como hoje, e se torne um país maduro em 2040.

"O Brasil deixará de ser um país jovem para se tornar um país adulto. As pessoas idosas de hoje terão mais filhos do que netos, já que a tendência é de que as novas gerações tenham cada vez menos filhos. Esse é um processo que vai durar nos próximos 30 anos. Então, em 2040 o Brasil já será um país adulto", disse o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

Apesar de a proporção das faixas etárias mais baixas estar caindo, a população brasileira total só vai começar a decrescer na hora em que o número de nascimentos for menor do que o número de óbitos, o que ainda não ocorre.

Os brasileiros com idade entre zero a quatro anos somavam 9,64% da população total em 2000, proporção reduzida para 7,17% do total este ano, de acordo com os dados preliminares do Censo. A queda da taxa de fecundidade é um movimento liderado pelas grandes cidades. Levando-se em conta apenas a área urbana, a população mais nova caiu de 9,25% em 2000 para 7,02%, enquanto na área rural a participação das crianças mais jovens ainda é de 8,16% em 2010.

Além da queda na taxa de fecundidade, o envelhecimento da população brasileira é decorrência também do aumento da expectativa de vida. "No Brasil, o processo de envelhecimento da população está acontecendo de uma forma mais acelerada do que foi em outros países", disse Pereira Nunes.

Até o levantamento atual do Censo, ainda não concluído, na população com mais de cem anos de idade, há 17.615 pessoas. No total registrado no país em 2000, havia cerca de 14 mil pessoas com mais de cem anos de vida. O maior número absoluto de pessoas com essa idade foi registrado na Bahia, onde foram contadas até agora 2.473 pessoas centenárias.

A expectativa do IBGE é terninar a coleta de dados antes do prazo de 31 de outubro. Até agora, já foram recenseados 57 milhões de domicílios, cerca de 89% do total, e 153 milhões de habitantes.

Veículo: Jornal Valor Econômico.
Edição: 2601.
Editoria: Brasil.
Página: A2.
Jornalista: Juliana Ennes, do Rio.