BLUMENAU – As doses da vacina Meningocócica e Pneumo-10 chegaram ontem pela manhã à sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau. São 6.572 doses da Meningocócica, que já começaram a ser distribuídas aos 14 municípios que compõem a área de abrangência da secretaria. Já o lote de 2,5 mil doses da vacina Pneumo-10 ainda são insuficientes para atender à demanda de 6.557 crianças da região. As duas vacinas são aplicadas em crianças de 3 meses até completar 2 anos.
Ainda assim, a gerente de Saúde da SDR Blumenau, Edite Aparecida Adriano, garante que outros lotes serão repassados pelo Ministério da Saúde ao longo do mês para suprir a necessidade. Desde julho, as doses das vacinas estavam chegando em quantidade insuficiente para atender à demanda.
Pais gastaram até R$ 230 por vacina faltante no SUS
A justificativa do Estado é que o Ministério da Saúde estaria com problemas em processos licitatórios causado por desistência de empresas ligadas à compra de insumos para o acondicionamento e transporte de vacinas.
Com a falta das doses, os pais se obrigavam a recorrer à rede particular de saúde, chegando a desembolsar até R$ 230. Os lotes são repassados pelo Estado mediante solicitação dos municípios, que se baseiam no registro mensal de nascidos vivos.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12080.
Editoria: Geral.
Página: 11.