Justiça reduz limite de peso em ponte

GASPAR – A juíza Ana Paula Amaro da Silveira determinou ontem que o limite de peso permitido para veículos cruzarem a Ponte Hercílio Deeke, no Centro, será de cinco toneladas (contando a carga) a partir de hoje. Desde 2002, a restrição era de 10 toneladas. A magistrada tomou a decisão com base no laudo técnico apresentado por engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). A prefeitura está sujeita à multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento.

De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito de Gaspar, Pedro da Silva, a única exceção é garantida pelo Decreto Municipal 1.843, que permite o tráfego de veículos para transporte coletivo, transporte escolar e caminhão do Corpo de Bombeiros. Os ônibus fretados por empresas sediadas no município estão autorizados das 7h às 8h e das 17h às 18h30min. No entanto, apenas um veículo por vez cruzará a ponte, o que pode gerar filas.

A ponte está comprometida desde o início do ano com desnível na cabeceira da margem esquerda, rachaduras e infiltrações. Silva vai designar quatro agentes para fiscalizar, em duplas, uma em cada margem da ponte. Policiais militares também ajudarão. Apesar de existir desde 2002, a fiscalização rigorosa só foi retomada em março deste ano. A recuperação da Ponte Hercílio Deeke está orçada em R$ 1,8 milhão e ainda aguarda recursos do Ministério da Integração.

ALTERNATIVAS

– Caminhões que vêm do Médio Vale pela BR-470 e precisam ir à margem direita podem usar a balsa, em Ilhota, ou retornar na BR-101, em Navegantes

– Quem vem do Litoral, deve optar pela BR-470 se quiser ficar na margem esquerda; e pela Jorge Lacerda, se for à margem direita

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12088.
Editoria: Geral.
Página: 17.