A população catarinense aumentou em 15% em relação à ultima contagem oficial de 2000. O número está acima do crescimento nacional, que é de 9,4%. Dados do Censo 2010, divulgados ontem, mostram 822.243 moradores a mais em Santa Catarina. A estrutura etária da população apresenta tendência de envelhecimento, e 10,86% das pessoas têm 60 anos ou mais.
Ainda que parciais, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam o amadurecimento da faixa etária. Cerca de 670 mil têm acima de 60 anos. E pelo menos 277 alcançaram 100 anos de vida. Os números foram apresentados ontem por Maurício Batista, chefe da unidade do IBGE/SC.
A respeito do crescimento populacional – de 5,3 milhões para 6,1 milhões – Batista disse que como ainda faltam 20 mil domicílios para completar a coleta, é possível que o número ainda aumente. Ele faz uma avaliação positiva do Censo em SC:
– Tivemos um Censo muito tranquilo, ultrapassando o número de domicílios previstos para serem visitados e percebemos que a população está mais consciente da importância em repassar os dados. As comissões censitárias estadual e municipais e o trabalho junto aos colégios e imprensa tiveram um papel importante.
Ontem, a Comissão Censitária Estadual foi desfeita. Já as municipais vão continuar. São formadas por grupos com representantes de diferentes entidades, o que facilita na abordagem dos moradores pelo conhecimento da realidade local.
Cerca de 6 mil pessoas estiveram envolvidas com a pesquisa no Estado. Pelo menos 1,2 mil ainda permanecem contratadas, sendo que algumas ficarão até o final do mês.
O IBGE planeja para dia 29 a divulgação dos dados oficiais sobre a população. Mas os números com relação ao sexo do entrevistado, local onde mora (área rural ou urbana) e outras variáveis da pesquisa ainda não devem ser apresentados. A previsão é de que isso ocorra em 2011.
O Censo do IBGE também revelou que, entre os anos de 2000 e 2010, o município catarinense que teve o maior crescimento no número de habitantes foi São João Batista, na Grande Florianópolis: passou de 14 mil para 26 mil, aumento de 85%.
Na outra ponta está Presidente Castello Branco, localizada no Oeste, que passou de 2.160 para 1.723, menos 20%. Os municípios com mais habitantes são Joinville, Florianópolis e Blumenau. As três com menos população são Santiago do Sul e Lajeado Grande, no Oeste, e Flor do Sertão, no Extremo-Oeste do Estado.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8981.
Editoria: Geral.
Página: 22.
Jornalista: Angela Bastos (angela.bastos@diario.com.br).