A população catarinense aumentou em 15% em relação a última contagem oficial de 2000. O número está acima do crescimento nacional, que é de 9,05%. Dados do Censo 2010, divulgados ontem, mostram 822.243 moradores a mais em Santa Catarina.
Os números da população catarinense foram apresentados ontem por Maurício Batistas, chefe da Unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Estado. Ele explicou que o principal objetivo do instituto com o levantamento é possibilitar que as informações sejam usadas por instituições como prefeituras, associações, empresas e governos. Segundo Batista, os números podem embasar a formulação de políticas públicas, o oferecimento de serviços, o treinamento e a captação de pessoas para o atendimento das demandas.
Sobre o crescimento populacional – de 5,3 milhões em 2000 para 6,1 milhões em 2010 – Batista disse que como ainda faltam 20 mil domicílios para completar a coleta, é possível que o número ainda aumente.
O censo também revelou que entre 2000 e 2010, o município que teve o maior crescimento no número de habitantes em Santa Catarina foi São João Batista, na Grande Florianópolis. A quantidade de pessoas vivendo na cidade pulou de 14 mil para 26 mil (76,48%). A cidade com menos crescimento foi Paraíso, no Extremo-oeste, com redução de 718 pessoas no mesmo período.
Entre os municípios catarinenses com mais habitantes, destacam-se Joinville, Florianópolis, e Blumenau. As três com menos população são Santiago do Sul e Lajeado Grande, no Oeste, além de Flor do Sertão, no Extremo-oeste do Estado.
O instituto também verificou que 199 mil domicílios estavam vazios (para aluguel, venda e fechados) e 230 mil em uso ocasional (casas de praia, sítios ou chácaras).
O IBGE planeja para dia 29 a divulgação dos dados oficiais sobre a população. Mas os números com relação ao sexo do entrevistado, local onde mora (área rural ou urbana) e outras variáveis da pesquisa ainda não devem ser apresentados. A previsão é de que isso ocorra em 2011.
Veículo: Jornal A Notícia.
Editoria: AN Estado.
Página: 13.