INDAIAL – As unidades do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, espalhadas pelo Brasil, começam a entregar os dados coletados durante os três meses de pesquisa. Na manhã de ontem, dia 25 de outubro, a equipe de recenseadores de Indaial realizou uma reunião na Câmara de Vereadores para apresentar uma preliminar dos dados coletados. Segundo informações da agente censitária, Aline Lenzi, a população do município é bem extensa, e nem todos os moradores se encontraram em casa, quando o recenseador realizou a visita, motivo pelo qual eles ainda têm cerca de 700 residências fechadas para visitar. Até o momento a equipe do Censo já entrevistou, 52.627 pessoas, sendo que a estimativa é de que Indaial esteja atualmente com uma população entre 54 a 55 mil pessoas. "Registrou-se um crescimento acima do esperado, pois em 2007 o IBGE deu uma estimativa de 47 mil pessoas residentes em Indaial, o aumento justifica-se pela crescente oferta de emprego que registra-se no município", observam os recenseadores.
De acordo com Aline, os cerca de 24 recenseadores que ainda estavam em atividades entregam hoje, dia 26 de outubro todos os dados coletados, para a supervisão fazer a contagem final. "Alguns já foram dispensados, pois já encerram seus setores", afirma.
As unidades têm até o dia 27 de outubro, para entregar todos os dados, revisados para o IBGE. Depois de analisados e revisados, esses dados seguem para União, sendo que existe uma previsão para o início de novembro os dados serem divulgados no Diário oficial da União e somente a partir de 27 de novembro os números oficiais da população por município começa a valer para a busca de recursos, entre eles o Fundo de Participação por Município – FPM.
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1230.
Editoria: Indaial.
Página: 7.
Jornalista: Clarice Daronco.