Joinville e Jaraguá na disputa

As duas principais cidades da região Norte disputam categorias diferentes do prêmio Municípios que Fazem Render Mais. A maior cidade do Estado disputa o título de destaque com Blumenau, enquanto Jaraguá concorre com Brusque, Concórdia e Rio do Sul.

Em Joinville, o secretário de Planejamento, Eduardo Dalbosco, afirma que o portal da transparência, que coloca as contas públicas na internet, o orçamento participativo e o programa plurianual (PPA), que prevê os investimentos a longo prazo na cidade, estão entre os pontos fortes da administração pública.

"Também apostamos em várias medidas de saneamento financeiro, mudanças no sistema de compras da prefeitura com o pregão eletrônico. Há também a redução de custos e otimização dos recursos para valorizar o dinheiro público. No desenvolvimento econômico, os destaques são o Joinville Ágil, que reduz a burocracia para abertura de empresas, e a legislação do microempreendedor individual, que já se tornou uma referência nacional", complementa.

O secretário de Finanças de Jaraguá, José Olívio Papp, acredita que a capacidade que o município tem de gerir os recursos públicos a longo prazo de forma transparente chamou a atenção dos pesquisadores da FGV. "Também apostamos na participação da sociedade através de mais de 30 conselhos municipais."

Papp também dá o exemplo do projeto Jaraguá 2030, que serve de subsídio para o planejamento da cidade a longo prazo e que mostra a interação entre administração pública e entidades, e o Cidade Digital, que vai integrar todas as bases de dados, desde saúde, à tributos e assistência social, em um cadastro único.

Veículo: Jornal A Notícia.
Editoria: AN Política.
Página: 22.