A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) vai entregar aos deputados federais e estaduais eleitos em outubro as principais reivindicações das Prefeituras da região. A solenidade será nesta segunda-feira (22), às 15h, no auditório da associação – rua Alberto Stein, 466, Velha -, durante a penúltima assembleia-geral ordinária do ano da entidade. A ideia é conseguir dos parlamentares compromissos com a pauta dos prefeitos dos 14 municípios que integram a Ammvi.
O documento contém mais de 40 proposições, contemplando diversas áreas da administração pública municipal como: saúde, educação, segurança pública, agricultura, turismo, energia, comunicações, saneamento básico, arrecadação, defesa civil, infraestrutura urbana, meio ambiente, entre outras. "São questões pertinentes ao desenvolvimento regional", diz o presidente da Ammvi, Jamir Marcelo Schmidt (PMDB), prefeito de Apiúna.
Segundo ele, as reivindicações fazem referência principalmente à transferência de recursos estaduais e federais para os municípios, agilidade nos processos e comprometimento nas políticas públicas voltadas às populações. "Queremos compartilhar responsabilidades, as quais estão constantemente sendo repassados aos municípios sem o aporte de recursos", argumenta Schmidt, lembrando que nas cidades estão concentrados todos os serviços à população.
Na opinião do presidente da Ammvi, os parlamentares são fundamentais para dar apoio aos municípios na elaboração e aprovação de propostas que venham melhorar o atual cenário regional. Schmidt garante que os prefeitos estão preparados para convencer os parlamentares da necessidade de comprometerem com as reivindicações, que buscam assegurar o desenvolvimento sustentável do Médio Vale do Itajaí.
"Mostraremos que estamos unidos na luta pelo cumprimento de ações que beneficiem os municípios da região", reforça o presidente, informando que,durante a assembléia-geral, a Associação dos Municípios vai discutir também assuntos relacionados ao movimento econômico, saneamento básico e encerramento das contas da entidade de 2010.
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 433.
Editoria: Política.
Página: 5.