Conselho recomenda não reprovar aluno até 3º ano

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou novas diretrizes curriculares para o ensino fundamental. O órgão recomenda que as escolas não reprovem alunos até o 3° ano do ensino fundamental e determina que todos os alunos devam ser plenamente alfabetizados até os oito anos de idade.

O parecer recomenda que se considere os três primeiros anos do ensino fundamental como bloco único do ciclo de aprendizagem. Nesse período, a escola deve acompanhar o desenvolvimento de cada aluno para garantir que ele seja alfabetizado na idade correta, até oito anos.

Para o relator do parecer, César Callegari, não se trata de defender a aprovação automática.

– Nossa orientação é muito clara: todas as crianças têm direito de aprender e as escolas devem assegurar todos os meios para que o letramento ocorra até os oito anos de idade – explica o relator.

De acordo com o documento, o processo de acompanhamento escolar deve ser contínuo porque cada criança tem um ritmo diferente de aprendizagem, e isso tem a ver com o convívio em ambientes em que os usos sociais da leitura e escrita são intensos ou escassos.

– Essas novas diretrizes, de certo modo, indicam a tendência de discutir o ensino da criança tendo em vista o desenvolvimento do processo socioeducativo – avalia a educadora Anna Julia Rodrigues.

Educadora defende que a criança fique com colegas

A educadora ressalta que a reprovação nessa idade tem que ser revista. Para ela, é importante que a criança fique junto dos colegas no processo de aprendizagem, que se dá de forma coletiva.

– Temos que respeitar o processo de conhecimento e aprendizagem de forma coletiva. O aluno se desenvolve com os colegas e quando um deles fica para trás, a perda no nível de aprendizagem individual e para o grupo é grande.

A melhoria da aprendizagem infantil será um dos muitos desafios do novo governo. O próximo secretário da Educação, Marco Tebaldi, disse que ainda não se inteirou sobre os dados da pasta que irá assumir e nem sobre as medidas do CNE.

– Eu ainda não estou por dentro dos números da educação, mas vamos cumprir as promessas de campanha para aumentar a qualidade da educação no estado – declara o futuro secretário da Educação.

Santa Catarina tem 410.233 alunos matriculados em 1.087 escolas estaduais com ensino fundamental.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 9019.
Editoria: Geral.
Página: 21.