Rota alternativa terá projeto

FLORIANÓPOLIS – A rota alternativa à duplicação da BR-470 foi discutida pela primeira vez ontem pelo grupo de estudos nomeado pelo governador Raimundo Colombo para cuidar do assunto.

O encontro ocorreu na SC Parcerias, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. Mesmo confiante na intenção do governo federal de fazer a duplicação, o projeto da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) de fazer um traçado paralelo à BR seria uma carta na manga.

O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, defende o planejamento de um projeto único para solucionar o problema da rodovia, de Pouso Redondo até Navegantes. No traçado elaborado pela federação, a nova via começaria em Pouso Redondo em direção a Itajaí, e ligaria à BR-470. Lopes explica que o projeto pode ser alterado, pois foi elaborado há cinco anos.

Reunião vai definir documento oficial sobre o traçado

Em 15 dias, ele afirma que vai marcar uma reunião com empresários, prefeitos e entidades que têm interesse na solução do problema da BR para elaborar um documento oficial sobre a rota:

– Não precisamos esperar a decisão do governo federal sobre a duplicação para tocar a pista paralela. Temos de deixar isso projetado.

As obras para a duplicação da BR-470 devem começar até o final do ano. A princípio, até o final do primeiro semestre, o projeto executivo da duplicação deve estar pronto. No segundo semestre, o edital para início das obras deve ser lançado.

Um novo encontro está marcado para hoje, às 14h30min. Depois, o grupo de estudos fará relato das discussões a Colombo, que se reunirá ainda este mês com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para repassar a situação da rodovia.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12154.
Editoria: Política.
Página: 5.