Obra deverá começar este ano

As obras para a duplicação da BR-470 devem começar até o final do ano. Com fluxo de veículos cinco vezes maior do que o projetado, a rodovia passou a ser pauta diária das negociações entre o governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, o governo federal tem dado bastante atenção a Santa Catarina quanto ao assunto: – Parece que é pra valer e o processo é irreversível.

A princípio, até o final do primeiro semestre, o projeto executivo da duplicação deve estar pronto. No segundo semestre, o edital para início das obras deve ser lançado. O cronograma foi apresentado em reunião com o superintendente do Dnit, João José dos Santos, segundo Cobalchini.

Um novo encontro está marcado para hoje, às 14h30min. Depois, o secretário de Infraestrutura vai relatar todas as discussões para Colombo, que se reunirá ainda este mês com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para repassar a situação da rodovia.

Além da duplicação, exista a proposta de se fazer uma pista alternativa, paralela à rodovia. O assunto também foi tratado numa reunião ontem com um grupo de estudos, nomeado pelo governador Raimundo Colombo. O encontro aconteceu na SC Parcerias, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis.

A rota alternativa à duplicação foi discutida pela primeira vez pelo grupo ontem. Mesmo confiante na intenção do governo federal de fazer a duplicação, o projeto da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) de fazer um traçado paralelo à BR seria uma carta na manga:

– Confio que saia a duplicação. Mesmo assim, o Estado precisa estar preparado – afirma Cobalchini.

O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, defende o planejamento de um projeto único para solucionar o problema da rodovia. No traçado elaborado pela federação, a nova via começaria em Pouso Redondo em direção à Itajaí, e ligaria à BR-470. Lopes explica que o projeto pode ser alterado, pois foi elaborado há cinco anos.

Em 15 dias, ele afirma que vai marcar uma reunião com empresários, prefeitos e entidades que têm interesse na solução do problema da BR para elaborar um documento oficial sobre a rota alternativa:

– Não precisamos esperar a decisão do governo federal sobre a duplicação para tocar a pista paralela. Temos que deixar isso projetado.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 9056.
Editoria: Geral.
Página: 25.
Jornalista: Vanessa Campos (vanessa.campos@diario.com.br).