A cultura, tradição e gastronomia germânica são a mola propulsora de um conjunto de atrativos que dão a Pomerode o status de case de sucesso quando se fala em turismo no Estado. Atividade que tem como atração mais expressiva a Festa Pomerana, que encerra a 28ª edição neste domingo, com a perspectiva de movimentar R$ 2 milhões nos 10 dias de festa. Além de colecionar prêmios, o município é o único do Sul do país a integrar um catálogo feito pelo Ministério do Turismo (MTur) para divulgar 15 cidades que representam a miscigenação cultural brasileira.
– Entre as 15 selecionadas, Pomerode é uma das quem têm melhor planejamento e organização voltada para o turismo – avalia Gustavo Pinto, técnico do Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçú, responsável pela produção do guia do MTur.
O secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Pomerode, Claudio Krueger, conta que o planejamento para o turismo começou na década de 1980. No início, Pomerode recebia ônibus com pessoas de diferentes classes econômicas e sociais. Hoje, a prefeitura faz pesquisas para saber qual o perfil do turista que vai à cidade. Atualmente, tem escolaridade entre o Ensino Médio completo e graduação completa, vai com a família e com carro próprio, autoguiado. Com base no estudo anual é que a programação da festa é feita.
Para garantir que o visitante volte para casa satisfeito, o trabalho começa cedo. Cerca de 70% dos 26,7 mil habitantes têm origem germânica. Apesar da Língua Alemã ser comum nas ruas e casas, todas as escolas públicas municipais têm disciplinas para perpetuar a forma culta. Para incentivar os jardins caprichados há um concurso anual que elege o mais bonito. Há projetos para conservar as casas enxaimel e fomentar a culinária típica. Outros projetos incentivam a manutenção de atividades de lazer tradicionais e artesanato.
O atendimento ao turista também é prioridade. Jovens que cursam a 6ª série nas escolas municipais participam do Programa de Iniciação Turística Escolar. O objetivo é, além de conscientizar sobre a importância do turismo à cidade, formar futura mão de obra para empresas que lidam diretamente com os visitantes.
– O atendimento tem que ser um diferencial. Além de uma cidade bonita e organizada, precisamos de pessoas interessadas em atender bem – explica Kruger.
Outra ação importante para a organização do turismo na cidade é a Associação Visite Pomerode (Avip). Indústrias, hotéis, zoológico, artesãos, restaurantes, confeitarias e outros empreendimentos da iniciativa privada se uniram há quase três anos. O presidente da Avip, Ivan Blumenschein, explica que a intenção da associação é unificar o discurso e facilitar as ações entre a prefeitura e os empresários. Os integrantes se reúnem quinzenalmente para planejar e avaliar o turismo local.
A ideia de um passaporte turístico para orientar a visita autoguiada partiu da Avip. O material, que o turista pode receber no portal de entrada da cidade, traz informações sobre o município e estabelecimentos associados. Quando o turista visita estes locais, recebe um carimbo no passaporte. Ao completar dez carimbadas, ganha um presente como lembrança.
Em 2010 passaram pelos portais da cidade 19 mil pessoas. Um aumento de 16%, em relação a 2009. O zoológico – um dos principais atrativos da cidade – recebeu 173,5 mil visitantes.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12121.
Editoria: Economia.
Páginas: 10.
Jornalista: Daniela Matthes (daniela.matthes@santa.com.br).