Mais tarifas locais

BLUMENAU – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a ampliação das regiões metropolitanas e economicamente integradas, com o mesmo código nacional de área (DDD), que deixarão de pagar tarifa interurbana entre ligações para municípios vizinhos. Entre as 39 áreas integradas, 16 municípios do Vale do Itajaí estão entre os contemplados. Quando a nova regulamentação entrar em prática, as regiões de Blumenau, Rodeio e Brusque, antes divididas, passarão a pagar apenas tarifa local nas chamadas (confira a tabela). A mudança deve ocorrer 120 dias após a publicação do regulamento que, segundo assessoria da Anatel, ainda não tem data marcada para ocorrer.

A revisão do regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride) ocorreu em reunião do Conselho Diretor da Anatel. Segundo a agência reguladora, a mudança irá beneficiar, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios de todo o país.

Outra alteração é a de que novas situações que se encaixem na definição de áreas com continuidade urbana ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local, serão revistas anualmente.

As regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento contempladas, além do Vale, são: Florianópolis, Chapecó, Norte/Nordeste Catarinense, Lages, Carbonífera e Tubarão. Em Foz do Rio Itajaí todos os municípios já são considerados uma mesma área local.

MUNICÍPIOS INTEGRADOS

– Apiúna

– Ascurra

– Benedito Novo

– Blumenau

– Botuverá

– Brusque

– Doutor Pedrinho

– Gaspar

– Guabiruba

– Ilhota

– Indaial

– Luiz Alves

– Pomerode

– Rio dos Cedros

– Rodeio

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12121.
Editoria: Economia.
Páginas: 12.