O governador Raimundo Colombo anunciou ontem que vai investir em um projeto de reformulação das construções em áreas de risco, obras de engenharia hidráulica e fortalecemineto da Defesa Civil, com a criação de uma secretaria estadual. Colombo contratou a Japan International Cooperation Agency (Jica) para realizar o projeto técnico, até maio.
Além de um novo plano para as habitações em áreas de risco, a empresa fará estudos para construir grandes reservatórios, a fim de evitar alagamentos de ruas e casas às margens do Rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí, e posteriormente no Rio Araranguá. O Vale também será contemplado com aumento da capacidade de armazenamento nas barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux, construção de lagoas de retardamento de água, criação de um canal extravasor e uso dos reservatórios de cultivo do arroz.
O governador estará amanhã em Brasília, onde terá uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para tratar da liberação de recursos para as cidades atingidas com as enxurradas.
De acordo com o gerente de Prevenção da Defesa Civil Estadual, major Emerson Neri Emerim, apenas 30% das cidades têm estruturas que atuam de forma efetiva. Ele explica que a criação de unidades municipais da Defesa Civil fica a cargo de cada prefeitura.
Ontem, o número de municípios em emergência subiu de 28 para 38 no Estado por causa da chuva dos últimos dias.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12123.
Editoria: Geral.
Página: 15.