Descentralização é ponto comum

Entre os três senadores catarinenses que assumem mandatos em Brasília hoje, uma pauta em comum: descentralização de recursos federais. O assunto foi bandeira de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) durante seus oito anos de governo e, agora, é citado também por Paulo Bauer (PSDB) e por Casildo Maldaner (PMDB) como tema a ser defendido no Congresso.

Até o momento, nenhum deles possui projetos nesse sentido. LHS promete trabalhar por um novo pacto federativo, que permita a descentralização. O peemedebista defende, também, a redução de carga tributária e a reforma política, inclusive com o fim da reeleição para cargos de prefeito, governador e presidente. Entre suas primeiras ações, ele afirma que vai estudar a possibilidade de propor uma medida que reduza a uma única reeleição os mandatos de líderes sindicais, empresariais, dirigentes de ligas, federações e confederações esportivas.

Bauer fala sobre a descentralização, mas traz outros temas como prioridades. Ele afirma que vai trabalhar focado em três grandes compromissos de campanha: melhoria da educação pública, redução da carga tributária e viabilização de investimentos federais para o Estado, especialmente na área de infraestrutura. Na opinião do tucano, como o mandato dura oito anos, é fundamental ter uma estratégia de trabalho para produzir resultados a longo prazo, não, necessariamente, apresentar projetos já no primeiro mês.

– Prefiro ter uma ação continuada e consistente – diz o peemedebista.

Maldaner é o único senador que já elaborou uma proposta para ser encaminhada nos primeiros dias de trabalho. O peemedebista, que foi eleito suplente de senador em 2006, assume, agora, a cadeira de Raimundo Colombo (DEM).

A ideia de Maldaner para seu primeiro projeto é criar um Fundo Nacional de Defesa Civil a partir de uma contribuição de 1% estabelecida para seguradoras. Outra proposta é permitir a fabricação de medicamentos genéricos para uso veterinário, para baratear a produção agropecuária. Sobre a descentralização, afirma que vai lutar por uma distribuição mais justa dos recursos entre União e estados.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 9068.
Editoria: Política.
Página: 6.
Jornalista: Mayara Rinaldi (mayara.rinaldi@diario.com.br).