BLUMENAU – R$ 3,4 milhões. Este é o valor que a Secretaria de Serviços Urbanos estima ser necessário para recuperar os locais afetados pela forte chuva no final da semana. O relatório, finalizado ontem, foi encaminhado ao prefeito João Paulo Kleinübing e à Defesa Civil. Hoje, às 11h, o Conselho Municipal de Defesa Civil reúne-se no Salão Nobre da prefeitura para definir se declara situação de emergência em virtude dos estragos, que causaram prejuízos principalmente nos bairros Progresso e Velha Grande.
Dentro do valor orçado, está prevista a recuperação de sete pontes. Algumas apresentaram falhas estruturais e outras foram levadas pela água, caso da que ficava na Rua Franz Mueller, no Bairro Velha Grande. Uma passagem foi improvisada para que as pessoas possam transitar pelo local até que a nova ponte seja feita. Apesar de admitir que a prefeitura precisará da ajuda dos governos federal e estadual para concluir as obras, o secretário de Serviços Urbanos, Éder Marchi, garante que em 30 dias a reconstrução dos pontos atingidos será concluída:
– Já estamos trabalhando, pois a comunidade não pode esperar que o trâmite ocorra. Os reparos precisam ser feitos imediatamente.
Desde o fim de semana, geólogos trabalham na avaliação das áreas afetadas pela enxurrada. No Morro do Artur, no Progresso, e na Rua Emil Wehmuth, no Bairro Velha Grande, cerca de 80 casas deverão ser desabitadas, pois em caso de nova chuva podem sofrer desabamentos. As famílias serão visitadas pelas equipes da Defesa Civil, que irão detalhar as condições estruturais de cada moradia e promover a desocupação dos imóveis.
– Muitas vão alegar que não está mais chovendo e não é mais necessário a saída. Entretanto, caso haja mais chuvas fortes, as casas poderão ter novos problemas – argumenta o secretário de Defesa Civil, Aldo Baptista Neto.
As famílias retiradas de casa serão encaminhadas para abrigos improvisados pela prefeitura. Neto afirma que estão sendo procurados espaços que possam receber as pessoas. Como na próxima semana começam as aulas na rede pública, as escolas não poderão ser usadas.
Somente em janeiro, choveu 355 milímetros em Blumenau. A média de precipitação para o período é de 200 milímetros.
RECONSTRUÇÃO |
Obras de recuperação que precisam ser feitas em ruas afetadas pelo temporal do fim de semana nos bairros Progresso e Velha Grande: |
– Limpeza de córregos e ribeirões |
– Limpeza de tubulações |
– Manutenção de vias com macadame |
– Limpeza, lavação e recomposição de vias públicas |
– Remoção de barreiras e entulhos |
– Enrocamento (estrutura para contenção de encostas) |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12131.
Editoria: Geral.
Página: 15.
Jornalista: Ânderson Silva (anderson.silva@santa.com.br).