Blumenau leva experiência ao Rio de Janeiro

O prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing, o secretário de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Cesar Lopes, irão hoje ao Rio de Janeiro. Eles foram convidados para conversar com empresários, comunidade e prefeitos de Teresópolis e Nova Friburgo, castigadas pelas chuvas no mês passado.

A ideia, segundo Kleinübing, é repassar a experiência vivenciada em Blumenau e no Vale durante a catástrofe de novembro de 2008. Uma das grandes diferenças entre a situação do Vale e a do Rio, segundo o prefeito, é quanto ao prazo para construção de novas casas:

– Eles têm uma condição muito melhor do que a nossa nesta questão. A burocracia atrasou em quase um ano as obras por aqui. Nós, junto com a Caixa, iniciamos aqui o Programa Minha Casa, Minha Vida. Nós construímos isso aqui. Eles não precisarão esperar, porque o programa já existe e já há empresas cadastradas na Caixa.

Blumenau falará das ações pós-tragédia

Na bagagem, o prefeito vai levar também o Plano de Enchente e o estudo que está sendo feito sobre as encostas. Este plano, pondera, fez grande diferença em 2008 porque a comunidade já estava preparada e sabia onde ficavam os abrigos e a cota de enchente de cada rua.

Balistieri observa também que durante as conversas será mostrado como a prefeitura de Blumenau conduziu as ações pós-tragédia, o planejamento a curto prazo, como decretos, leis e compra de terrenos, e também a longo prazo, como o Blumenau 2050, que prevê o desenvolvimento para a Região Norte da cidade, menos suscetível a alagamentos e deslizamentos. (Colaborou Giovana Pietrzacka).

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12131.
Editoria: Geral.
Página: 15.
Jornalista: Ânderson Silva (anderson.silva@santa.com.br).