Duplicar ou fazer outra rodovia?

Duas reuniões, nesta semana, serão decisivas para resolver o futuro do projeto de construção de uma pista paralela à rodovia BR-470. Os encontros vão responder se o Estado vai levar adiante a ideia ou se vai aguardar pela duplicação da rodovia, a ser feita pelo governo federal e que deve iniciar no final do ano.

A primeira reunião, segunda-feira, será entre representantes do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O Dnit vai apresentar o cronograma de duplicação, que prevê a conclusão dos estudos de licenciamento ambiental e projeto executivo, para julho, e o lançamento do edital de duplicação para o segundo semestre. Um dia depois, secretários de Estado e lideranças se reúnem para analisar as informações e resolver se avançam na proposta da pista alternativa, aprimorando o pré-traçado já existente.

Por conta do agendamento do encontro de segunda-feira, uma reunião entre secretários estaduais e lideranças, marcada para sexta-feira, foi cancelada. Eles preferiram esperar os dados do Dnit para tomar decisões. O chamado grupo gestor já está analisando um pré-projeto de pista paralela, que seria administrado por meio de uma parceria público-privada.

A ideia surgiu na Federação da Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), que delineou um possível traçado saindo de Pouso Redondo rumo a Itajaí, ligando à BR-101. Haveria seis ou sete túneis no trajeto, terminais de cargas, e uma nova maneira de concessão, onde o pedágio seria cobrado por quilômetro rodado e não por praça. O traçado completo ainda não foi divulgado porque tanto Estado quanto Fetrancesc temem antecipação à especulação imobiliária.

– Será uma pista mais rápida, o mais reta possível. Precisamos definir em qual margem da BR-470 ela vai ficar – disse o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes.

Este estudo do trajeto, bem como pré-análise dos eventuais problemas ambientais, deverão ser discutidos terça-feira. De qualquer modo, o superintendente do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos, garante que posição do Estado não vai influenciar o processo de duplicação da BR-470.

– Não há nada contra o governo querer fazer rodovias alternativas. O Estado é muito dependente das rodovias federais e precisamos ter alternativas – disse, em defesa à ideia estadual.

Na segunda-feira, Santos vai apresentar o cronograma de duplicação do trecho entre Navegantes a Indaial (74 quilômetros). Se tudo ocorrer dentro da normalidade, as obras começam em 120 dias após a publicação das licitações. A meta é iniciar a obra até o final do ano.

– Santa Catarina não tem tempo a esperar. Independente da duplicação, devemos levar adiante o estudo da via paralela. A continuar neste ritmo, quando a BR-470 estiver duplicada, a rodovia já estará saturada – defende o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus (DEM), que integra o grupo gestor.

As duas alternativas

DUPLICAÇÃO

– Até 2003, a rodovia era estadualizada. Naquele ano, passou para o comando do governo federal.

– Em janeiro de 2007, a BR-470 foi incluída no pacote do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto prevê duplicação de 74 quilômetros, entre Navegantes e Indaial.

– Passados três anos, o relatório preliminar do projeto técnico de engenharia e o estudo e relatório de impacto ambiental ainda estão em análise pelo Ibama.

– A previsão é que até o mês de julho estes estudos estejam concluídos e a obra comece efetivamente, no segundo semestre.

– A duplicação deste trecho tem um custo aproximado de R$ 1 bilhão.

– Cronograma de duplicação deste primeiro trecho será apresentado segunda-feira pelo Dnit.

RODOVIA PARALELA

– Ideia começou a ser discutida nesta semana. A sugestão partiu da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc).

– Proposta prevê uma pista paralela à BR-470, com túneis e elevados e seria administrada por meio de uma parceria público-privada.

– Andamento desta iniciativa dependerá da reunião entre Dnit e representantes do governo do Estado.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 9053.
Editoria: Geral.
Página: 33.
Jornalista: Giovana Pietrzacka (giovana@santa.com.br).