Chega a 106 o número de cidades de Santa Catarina que estão em situação de emergência por causa de enxurradas, vendavais e alagamentos, e um município decretou estado de calamidade, segundo boletim da Defesa Civil estadual.
Com a chuva dos último dias, Corupá, no Planalto Norte, registrou prejuízo de R$ 10 milhões e aulas foram suspensas até sexta-feira. Esta é a primeira vez que os estragos tiveram grandes proporções. A cidade de 13 mil habitantes está com 32 quilômetros de estradas prejudicadas por deslizamentos e 12 pontes levadas pelas enxurradas desde janeiro.
A prioridade da Prefeitura, agora, é a reconstrução das pontes e estradas, para viabilizar o escoamento da produção das comunidades isoladas. O bairro Pedra de Amolar estava sem acesso pela ponte, arrastada pela correnteza do rio. Uma alternativa para o tráfego foi construída provisoriamente em madeira.
Em Jaraguá do Sul, 11 casas do Loteamento Hanemann, no bairro Barra do Rio Cerro, foram interditadas temporariamente pela Defesa Civil por causa do risco de desabamento. As famílias já deixaram os imóveis e se abrigaram na casa de parentes ou no Parque Municipal de Eventos. A Defesa Civil do município mantém o alerta às famílias que estão em áreas de instabilidade e já foram orientadas a deixarem suas casas e procurarem lugares mais seguro.
Em Benedito Novo, no Vale do Itajaí, um deslizamento na noite de segunda-feira destruiu uma propriedade na comunidade de Ribeirão do Tigre. A família Kroenke perdeu quatro ranchos, equipamentos agrícolas e todos os animais. Ninguém saiu ferido.
Segundo o prefeito em exercício e presidente da Defesa Civil da cidade, Harry Dallabrida, ontem, ainda havia comunidades isoladas porque pontilhões foram derrubados e barreiras impediam o acesso.
A Defesa Civil estadual e a Epagri/Ciram atualizaram ontem o boletim meteorológico para o Vale do Itajaí. A previsão, que era de 170 mm de chuva até hoje, foi revista para 200 mm até sexta-feira. A média para o mês inteiro em Blumenau é de 193 mm.
O alerta para alagamentos e deslizamentos está mantido, já que o solo está encharcado. Em 15 dias, o município acumula 290 mm de chuva.
Veículo: Jornal A Notícia.
Editoria: AN Estado.
Página: 13.