INDAIAL – Os prejuízos causados pelas fortes chuvas da última semana, no Vale do Itajaí, em especial no município de Indaial, resultaram na decretação de estado de emergência pelo prefeito Sérgio Almir dos Santos, devido a necessidade de implementação de medidas de urgência para recuperação das áreas afetadas e minimização dos desastres ocorridos.
Segundo dados da Defesa Civil do município, coordenada pelo presidente, Altair Brassiani (Pelé), foram encaminhados documentos à Defesa Civil Estadual relatando os problemas causados pelas chuvas em vários bairros do município. "Cerca de três mil pessoas foram afetadas em razão da falta de energia elétrica, alagamentos de casas e ruas, quedas de pontilhões e cabeceiras de pontes de concreto", observa o presidente da Defesa Civil.
Brassiani destaca que o importante neste momento é que a comunidade esteja em alerta, pois já foram registradas muitas chuvas no município, situação que pode vir a acarretar problemas mais graves, caso permaneça a condição de alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta, devido à continuidade da chuva e ao solo ainda úmido. "A estação do verão é a mais chuvosa do ano, quando são comuns pancadas de chuva entre a tarde e início da madrugada, com volumes elevados num curto espaço de tempo, o que favorece pontos localizados de alagamentos", destaca o presidente da Defesa Civil ao informar que segundo dados da Epagri/Ciram foram registrado no mês de janeiro, em Indaial um acumulado de 319,5 milímetros de chuvas, sendo que no registro dos últimos 30 anos a média de chuvas é de 237,9 milímetros.
De acordo com os dados preliminares da Defesa Civil do município, no total foram registradas 30 residências com problemas de alagamento, seis bueiros tiveram problemas na estrutura, nove pontilhões de madeira e cinco cabeceiras de pontes de concreto foram destruídos pelas fortes chuvas.
Também foram registrados deslizamentos e quedas de barreiras no Morro do Barão. Os bairros mais atingidos pelos problemas causados pelas chuvas são o Centro, Estados, Tapajós, Ribeirão das Pedras, Nações, Rio Morto, Encano, Encano do Norte, Warnow e Estrada das Areias.
O prefeito explica que de acordo com o Decreto de Estado de Emergência fica autorizado o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real desse desastre; a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre. O Decreto entrou em vigor na data, de 31 de janeiro, devendo viger por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por até 180 dias.
Número de municípios atingidos subiu para 89
O número de municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas em Santa Catarina subiu para 89, de acordo com boletim emitido pela Defesa Civil do estado, na noite do dia 3 de fevereiro. Os locais mais afetados estão na região norte do estado. Os municípios que mais sofrem com as chuvas são Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, e a capital, Florianópolis. Até a tarde de quinta-feira, 18.969 pessoas estavam desabrigadas.
A Defesa Civil informou que está prestando auxílio às famílias. Geólogos estão avaliando a situação dos municípios onde foi decretada situação de emergência. O órgão aguarda o envio de R$ 30 milhões, que devem ser liberado pelo governo federal. Esses recursos serão distribuídos entre os municípios.
A previsão para o fim de semana, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), é de chuvas a partir do fim da tarde de hoje e de temporal isolado com rajadas de vento e granizo devido à aproximação de uma frente fria. O Ciram alerta para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta, devido aos maiores volumes de chuva previstos e à vulnerabilidade do solo, especialmente no planalto (serra) e litoral entre sábado e terça-feira, dia 8.
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1257.
Editoria: Indaial.
Página: 11.
Jornalista: Clarice Daronco.