Projeto aprovado com ressalvas

BLUMENAU – O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí avaliou ontem o estudo de medidas de prevenção a desastres apresentadas pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Durante quatro horas, os 17 pontos do plano foram analisados. A secretária-executiva do Comitê, Beate Frank, enumera seis pontos que foram aceitos, dois que precisam ser revistos e nove que tiveram parecer desfavorável (ver tabela).

– O programa é importante, mas o comitê entende que deve priorizar obras de prevenção a enxurradas. A maior parte das propostas apresentada pela Jica são para enchentes. Estudos apontam que nos últimos anos elas vêm diminuindo. Porém, as recentes enxurradas de Mirim Doce e Taió mostram que precisamos ter obras contra enxurradas, que são cada vez mais frequentes – argumenta Beate.

A coordenadora da Jica, Reginete Panceri, avalia que a aprovação dos pontos por parte do comitê poderia ter sido mais positiva. Agora, o governo do Estado aguarda a chegada do documento para analisá-lo em conjunto com o setor jurídico e com os japoneses.

– Na semana que vem, os japoneses conhecerão a nova equipe do governo e também irão a Blumenau. A próxima etapa será do estudo de viabilidade dos pontos analisados pelo Comitê – explica a coordenadora.

A previsão é de que este estudo esteja pronto até o final do ano. A transformação dos projetos em obras e ações dependerá do governo brasileiro (União, Estado ou município), por meio de financiamento.

AVALIAÇÃO DO COMITÊ

– Contenção das águas de chuva nos arrozais

– Aumentar a capacidade da Barragem Oeste e Sul

– Fortalecer e ampliar a rede de medição do sistema de alerta de enchentes

– Medidas estruturais para (prevenção de) os desastres de escorregamentos

– Mitigação (prevenção) dos desastres de escorregamentos (projeto piloto)

– Sistema de alerta/alarme dos desastres de escorregamentos e enchentes bruscas

– Canal extravasor no Rio Itajaí-Açu

– l Comportas no canal antigo do Rio Itajaí Mirim em dois lugares

– Criar barragem de pequeno porte em sete locais ao longo da Bacia

– Nova barragem de contenção para Brusque

– Alargar/aprofundar calha de rio ou melhorar canais de rios e ribeirões em Rio do Sul, Taió, Timbó, Blumenau e Itajaí (são seis ações)

– Dique em anel em Ilhota

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12150.
Editoria: Geral.
Página: 20.