Municípios do Vale integram a lista de situação de emergência

TIMBÓ – Os municípios de Apiúna, Benedito Novo, Blumenau, Gaspar, Indaial e Rio dos Cedros, do Vale do Itajaí, integram a lista dos 97 municípios em situação de emergência divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina, na última quinta-feira, dia 10 de fevereiro. A solicitação de decreto de situação de emergência veio de encontro aos problemas causados pelas fortes chuvas desde o início do ano. Já a cidade de Mirim Doce decretou estado de calamidade pública. As chuvas têm ocorrido no Estado de forma isolada, atingindo regiões diferentes.

A Defesa Civil do Estado, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/UFSC) e o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), disponibilizou aos municípios atingidos geólogos para vistoriar as áreas de risco. Alguns levantamentos já estão na fase de conclusão dos relatórios, outros devem levar um período maior até que o laudo seja emitido.

A previsão da Epagri/Ciram para hoje, dia 11 de fevereiro, é de períodos de sol e com pancadas de chuva, do meio-oeste ao litoral catarinense. Não se descarta o risco de chuva forte por alguns momentos e temporal isolado com rajadas intensas de vento no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. As recomendações da Defesa Civil, no caso de ventos fortes ou tempestades, é de que a população busque abrigo em locais seguros e evite o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Em alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como os banheiros das residências, fechem janelas e portas, e não utilizem nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

No caso de deslizamento de terra, as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. É recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193, respectivamente.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1258.
Editoria: Geral.
Página: 19.
Jornalista: Clarice Daronco.