A Câmara de Blumenau criou nesta quinta-feira (10) uma comissão parlamentar para acompanhar o processo de duplicação da BR-470. A proposta, apresentada pelos vereadores João José Marçal (PP) e Zeca Bombeiro (PDT), foi inspirada na do deputado Jean Kuhlmann (DEM). O objetivo, segundo os parlamentares, é garantir o cumprimento das etapas previstas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O vereador Vanderlei de Oliveira (PT) rejeitou a criação da comissão, classificando a iniciativa como um "fato político" para desgastar o Governo Federal. Lembrou que, em audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, no final de janeiro, o governador Raimundo Colombo (DEM) foi informado que a duplicação da BR-470 deve entrar em licitação no segundo semestre.
"O ministro garantiu que as obras serão feitas dentro dos cronogramas já apresentados pelo Dnit", argumentou Vanderlei, informando que a rodovia integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e está em fase final do projeto-executivo no trecho entre Navegantes e Indaial, de aproximadamente 70 quilômetros.
Os vereadores governistas se revezaram na tribuna para defender a instalação da comissão e a importância da duplicação da rodovia. Apontaram, não só o número de acidentes, mas o estrangulamento da via, responsável pelo escoamento da produção do Vale do Itajaí. "Lamento a posição do vereador Vanderlei, porque a duplicação não é só importante para Blumenau, mas para toda Santa Catarina", rebateu Zeca Bombeiro.
"A duplicação é imprescindível, é a nossa prioridade. Vamos monitorar o andamento de todos os processos e o cumprimento do cronograma", completou o Líder do Governo, Fábio Fiedler (DEM).
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 443.
Editoria: Política.
Página: 5.