BLUMENAU – Manutenção e instalação de mais câmeras de segurança, solução imediata para a precariedade do Presídio Regional de Blumenau, reforço policial, melhora estrutural para as polícias Militar e Civil, organização de uma força-tarefa contra o avanço da violência no Vale do Itajaí e participação efetiva do Estado no Fórum Municipal Permanente de Segurança Pública. Estas são as seis prioridades que a comunidade, por meio da Federação dos Conselhos de Segurança de Blumenau, apresentou ontem ao secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba. Porém, ele se despediu sem anunciar qualquer medida efetiva para a cidade.
Pela primeira vez em Blumenau no cargo de secretário, Grubba também recebeu as reivindicações da Câmara de Vereadores, que entregou um abaixo-assinado da população com 10 mil assinaturas pedindo atenção do governo estadual à segurança pública. A vice-presidente da Federação dos Consegs no Estado, Salete Sbardelatte, ressaltou que a região precisa do apoio do secretário para que as prioridades apresentadas, e as outras questões que precisam ser melhoradas, possam ser efetivamente analisadas e desenvolvidas.
Durante a reunião, o secretário admitiu que os recursos não são suficientes para que todos os projetos sejam implantados em Santa Catarina. O orçamento da secretaria é de R$ 1,5 bilhão. Porém, segundo Grubba, sobram 10% para novas aquisições – o restante é para a manutenção da atual estrutura. Até o final de março, haverá formatura da Polícia Civil. No entanto, ainda não há uma definição sobre quantas pessoas vão ser destinadas ao Vale do Itajaí. A Polícia Militar terá formatura em junho. Grubba garantiu:
– Solicitei ao comandante geral da PM e ao delegado geral da Polícia Civil que façam um levantamento de cada comarca para saber as demandas. Faremos a escolha dos pontos para onde vão os policiais com uma análise criteriosa e técnica.
Grubba também esteve ontem em Itajaí reunido com empresários. A comunidade organizou um protesto.
Defasagem (anexo).
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12153
Editoria: Segurança.
Página: 14.
Jornalista: Ânderson Silva (anderson.silva@santa.com.br).