A chuva de sábado à tarde assustou moradores da Rua Araranguá, no Distrito do Garcia, em Blumenau. Com a enxurrada, seis pessoas tiveram de ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros de dentro de um táxi. O veículo estava em meio à correnteza e não conseguia sair. Dois homens, uma mulher, duas crianças e um bebê de dois meses foram salvos em um caminhão. O outro ponto atingido com gravidade foi na Rua Pastor Oswaldo Hesse, Bairro Ribeirão Fresco, onde houve alagamento e deslizamento.
Segundo o secretário da Defesa Civil de Blumenau, major Aldo Baptista Neto, nenhuma família precisou ser levada para abrigos, mas nestas duas ruas mais críticas, moradores de 30 residências receberam orientação para procurar casas de familiares. Sábado, o órgão recebeu mais 400 ligações para o 199. Os bairros Ponta Aguda, Vorstadt, Nova Esperança, Glória e Velha também tiveram prejuízos.
Em Gaspar, a Defesa Civil visitou ontem cinco bairros para fazer o alerta aos moradores quanto a possíveis deslizamentos. A chuva de sábado provocou estragos principalmente nos bairros Margem Esquerda, Sertão Verde, São Pedro, Bela Vista e Gasparinho. A diretora da Defesa Civil, Mari Inês Testoni Theiss, reforça a recomendação de que as famílias nãopassem as noites em casa. Ela explica que o solo está encharcado, o que facilita deslizamentos:
– Os 21 bairros da cidade apresentaram problemas, mas estes cinco são os que mais nos preocupam.
O Bairro Coloninha, ontem, ainda estava inundado. Uma família está desalojada. A cidade está em situação de emergência desde janeiro.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12164.
Editoria: Geral.
Página: 10.