Boas novas para as BRs

Um ambicioso programa de restauração, manutenção e melhoria de toda a malha rodoviária federal catarinense deverá ser executado pelo Dnit, a partir deste ano. Envolverá R$ 700 milhões para aplicação nos próximos três anos. Intitulado Contrato de Recuperação e Manutenção de Rodovias Federais (Crema 2), prevê a construção de rótulas, instalação de iluminação pública e espera central nos acessos de 14 municípios da BR-282, 10 municípios da BR-470, quatro municípios da BR-280, outros quatro da BR-153 e um da BR-158. Serviços de implantação de terceiras faixas estão previstos para 13 trechos da BR-282, 11 da BR-280 e quatro da BR-470. Outras melhorias serão feitas em ciclovias e acostamentos na BR-280, vias laterais na BR-282 e melhoria de curvas na BR-470.

Todos os projetos estão concluídos. O Dnit de Santa Catarina depende agora da licitação nacional, que deve ser lançada ainda no primeiro semestre. Na BR-470 serão beneficiados dois acessos a Blumenau, Pomerode, Rodeio, Rio do Sul (Rua Soldatelli), Agronômica, Taió, Abdon Batista, Tupitinga e Campos Novos. Na BR-280, as localidades de Distrito Industrial de Corupá, Bituvinha, Rio Preto do Sul, Bela Vista do Sul. Na BR-153, Caçador/Rio das Antas/Videira, Irani, Jaborá e Barra Bonita. E na BR-158, acesso a Palmitos (lado esquerdo).

Segundo o superintendente João José dos Santos, o Dnit tratou de restaurar as rodovias federais a partir de 2006, depois de constatar total precariedade no início do governo Lula. Os contratos foram espécie tapa-buracos. Agora, o programa prevê reforço estrutural do pavimento, correção de trechos, drenagem, sinalização moderna e outras melhorias.

O Dnit tem o último relatório sobre a situação da BR-101 Sul e das rodovias federais que também serão duplicadas. Na BR-101, a licitação foi concluída e escolhido o consórcio construtor da Ponte de Cabeçudas. Previsão de homologação em março e contratação da obra em junho. A construção do túnel do morro do Formigão deve começar ainda no primeiro semestre. A licitação da obra está sendo concluída. Em relação aos dois túneis do morro dos Cavalos a ideia do Dnit é licitar no segundo semestre.

A BR-101 Sul tem dois outros gargalos. Um deles, o lote 29, na região de Araranguá, agora incluindo um elevado. A obra está em execução. E o lote 25, entre Laguna e Capivari de Baixo, que provoca gigantescos congestionamentos. A empreiteira Blokos foi eliminada, assumindo a construtora Araguaia, que já integrava o consórcio.

O superintendente informou que tem recebido apelos da própria presidente Dilma Rousseff, que cobra o início das obras pendentes, e a conclusão completa da BR-101. João José continua mantendo o ano de 2014, final do mandato da atual presidente, para conclusão total da duplicação sul. E prevê para este ano a pavimentação integral, exceção dos túneis e da ponte.

Revelou que o projeto de duplicação da BR-470 estará concluído até julho/agosto e que no segundo semestre deve ser lançada a concorrência da obra, no trecho Indaial-Gaspar. Mantida a previsão de inicio dos serviços de duplicação em 2012. Já a BR-280 terá republicação do edital de licitação da obra porque as empreiteiras pediram dilatação do prazo. Com previsão de R$ 900 milhões de custo, terá obras iniciadas no segundo semestre deste ano.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12163.
Coluna: Moacir Pereira (moacir.pereira@gruporbs.com.br).
Página: 6.