Calamidade em Rio dos Cedros

Cansados depois de um velório, Araújo Tomaselli e a esposa Nadir foram se deitar, às 22h30min da quinta-feira chuvosa. No início da madrugada, acordaram com gritos da nora. Tomaselli levantou-se, ainda meio sonolento. Ao colocar os pés no chão, percebeu o motivo do desespero. O Rio dos Cedros, a 300 metros da casa, na Avenida Tiradentes, no Centro, havia invadido todos os cômodos do imóvel. No quarto do casal, chegava a 20 centímetros de altura. Na garagem, os dois carros e uma moto ficaram completamente cobertos pela água suja.

– Foi uma surpresa ver aquela água toda. Não conseguimos salvar praticamente nada dos móveis – lamentava Nadir, sexta-feira de manhã.

Um guincho e um caminhão foram chamados para retirar os veículos. O prejuízo, calcula Tomaselli, chega a R$ 15 mil. Sofás, eletrodomésticos, colchões, roupas. Não sobrou nada. Quase nada: um violão e uma caixa acústica ficaram intactos.

Botes foram colocados à disposição pela prefeitura e pelos bombeiros para ajudar na travessia dos pedestres. Em frente à Igreja Matriz Imaculada Conceição e em frente ao hospital de Rio dos Cedros, ficou tudo alagado. Comerciantes passaram a madrugada tentando recuperar mercadorias. Angélica Bona, proprietária de uma videolocadora na esquina da Rua 7 de Setembro com a Rua D. Pedro II, também no Centro, mal teve tempo de levantar os suportes onde são colocados os DVDs. Sexta-feira pela manhã, ela ainda não tinha calculado as perdas. O dia foi de faxina geral.

O município também registrou quedas de barreiras no interior. As aulas foram suspensas. O prefeito Fernando Tomaselli, que no início do ano já havia decretado situação de emergência, foi obrigado a declarar calamidade pública. Ele relata que neste ano já foram observadas três situações semelhantes:

– Mas esta foi a maior.

A mesma sensação é descrita pelo casal Araújo e Nadir. Em 1992, eles também sofreram com uma enchente. Mas aquele caso ocorreu durante o dia e eles tiveram tempo de observar a evolução da água do rio. Desta vez, foram surpreendidos.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12163.
Editoria: Geral.
Página: 18.