Empresários e parlamentares defendem ação conjunta pela BR 470

FLORIANÓPOLIS – A união dos parlamentares, do setor industrial e das demais entidades organizadas da sociedade para garantir a obra de duplicação da BR – 470, fundamental na interligação do interior do estado ao litoral catarinense, foi a principal determinação dos deputados estaduais e federais presentes à reunião de apresentação da proposta da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, para antecipar o início da duplicação da BR 470. A reunião que aconteceu na noite do dia 24 de fevereiro, teve por objetivo apresentar o estudo de duplicação da rodovia. Na oportunidade, o engenheiro Ricardo Saporiti, autor do trabalho, informou que, ao contrário do que foi informado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, o projeto para duplicação do trecho entre Navegantes e o acesso de Timbó/Indaial, só deverá ficará pronto em 2012, para só então iniciar o processo de licitação para a obra propriamente dita. "As informações que temos são de que ainda há serviços fundamentais para que o projeto possa ser aprovado pelos órgãos ambientais e que por isso o projeto só estará disponível no início de 2012", afirmou.

Saporiti lembrou que o novo projeto do DNIT sobrepõe outro projeto de 2003, já disponível, e que precisa apenas de pequenas adequações para que possa ter as obras licitadas entre Blumenau e Navegantes, que é o trecho mais crítico da obra. E explicou que é por isso que FIESC defende a realização da obra em três etapas.

Durante a reunião, o presidente da Assembleia, deputado Gelson Merísio, disse que a Casa é parceira da Federação para que Santa Catarina resolva este "grande gargalo" e o deputado Jean Kuhlmann ressaltou que foi criado fórum permanente, integrado por um deputado de cada partido na Assembleia, para acompanhar a questão. "Estamos convidando os senadores, os deputados federais, a FIESC e as demais entidades organizadas da sociedade para que participem", afirmou.

O presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, destacou a importância do envolvimento dos parlamentares. "O trabalho que temos pela frente não é da FIESC, mas de todos nós. Os parlamentares serão protagonistas, pois teremos que envolver toda a sociedade. E nosso partido precisa ser Santa Catarina", disse.

Além de empresários do setor industrial, participaram da reunião ou enviaram representantes, os deputados estaduais Dirceu Dresch, Elizeu Mattos, Gelson Merisio, Gilmar Knaesel, Ismael dos Santos, Jean Kuhlmann, Jorge Teixeira, José Milton Scheeffer, José Nei Ascari, Marcos Vieira, Renato Hinnig, Romildo Titon, Silvio Dreveck e Valmir Comin. Dos deputados federais estiveram presentes ou se fizeram representar Décio Lima, Edinho Bez, Esperidião Amin, Jorginho Mello, Luci Choinacki, Marco Tebaldi, Paulo Bornhausen, Ronaldo Benedet e Odacir Zonta.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1264.
Editoria: Geral.
Página: 2.