GUARATUBA – A BR-376 foi parcialmente liberada ontem, às 20h30min, depois de divergências de informação e da indecisão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina e do Paraná, e da concessionária Autopista Litoral Sul.
O trecho, que serve de acesso principal aos dois estados, estava interditado desde segunda-feira devido à queda de parte da rodovia, no km 672, e um desbarrancamento no km 669, entre Tijucas do Sul e Guaratuba. Batedores da polícia guiaram os veículos enfileirados até o trecho em que não havia deslizamentos ou asfalto rachado, em uma operação batizada de Pare e Siga.
Pista deveria ter sido liberada às 17h
Antes da abertura da pista, equipes da PRF e da concessionária reuniram-se com funcionários da Petrobras para garantir a sustentação dos dutos atingidos pelo desbarrancamento. A decisão inicial das três entidades era liberar a pista por volta das 17h. O que não aconteceu.
A PRF do Paraná pediu mais sinalização à concessionária para que pudesse iniciar a operação Pare e Siga, em que há a liberação dos sentidos da pista de forma alternada durante duas horas por vez. Segundo o inspetor do trecho da BR-376, Cláudio Roberto Soares, a operação seguiu pela madrugada e deve continuar hoje, caso não chova.
Além dos trechos que já estão em obras, ontem à tarde caiu mais uma barreira, no km 665, sentido Norte, e no km 657, sentido Sul, uma parte do asfalto cedeu.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12166.
Editoria: Geral.
Página: 13.