Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Itajaí e lideranças de municípios do Vale entregaram, segunda-feira, ao futuro secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Althoff, a resolução elaborada com as decisões do comitê sobre o Plano Diretor de Prevenção de Desastres Naturais na Bacia do Itajaí.
O documento sugere medidas para impedir enchentes e deslizamentos na região. As decisões sugerem a revisão de 11 das 17 soluções apontadas pelos técnicos da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (Jica), responsável pela criação do plano.
Entre os pontos contestados pelo comitê estão a criação de um canal extravasor do Rio Itajaí-Açu e obras de aprofundamento e alargamento da calha do rio. A resolução foi elaborada na reunião de avaliação do Projeto de Medidas de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Itajaí, organizada pelo comitê dia 24 de fevereiro, em Blumenau.
O governo do Estado vai estudar os pontos contestados e repassar aos técnicos japoneses para reelaboração do plano. Ao mesmo tempo, a equipe vai iniciar estudo de viabilidade dos itens aprovados pelo comitê, como a ampliação dos sistemas de alerta e o aumento da capacidade das barragens de Taió e Ituporanga. O objetivo é concluir o plano até setembro. O Estado quer conseguir com o governo japonês o financiamento dos recursos a serem aplicados nas obras.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 9110.
Editoria: Geral.
Página: 32.