Audiência solicita mais prazo

BLUMENAU – O prazo para que ônibus intermunicipais deixem de circular pelas ruas do Centro, previsto para 10 de abril, deverá ser prorrogado por pelo menos 120 dias. Este foi o pedido feito ontem pelo Consórcio Siga e vereadores de Blumenau e Gaspar ao governo municipal durante a audiência pública na Câmara de Blumenau. As solicitações devem ser encaminhadas ao prefeito ainda esta semana.

Os motivos para o dilatamento do prazo, no entanto, foram justificados de formas diferentes. O representante do Consórcio Siga, Humberto Jorge Sackl, explicou que para fazer a integração sem que haja prejuízo para as empresas e usuários é preciso que todas operem da mesma forma, usando a mesma tecnologia. Para isso será feito um estudo para a implementação da bilhetagem eletrônica metropolitana, seguindo o modelo de Blumenau.

Outro ponto que o Consórcio Siga discute com as empresas que fazem o transporte de Ilhota, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbo é a modernização da frota, incluindo veículos adaptados para deficientes físicos, com elevadores e pisos rebaixados, além de catracas. Hoje, os cobradores se deslocam dentro dos ônibus para fazer a cobrança. Sackl garante que nada disso vai interferir no valor das passagens.

O vereador Napoleão Bernardes, que formalizou o pedido de adiamento, justificou o pedido alegando que há mais dúvidas do que certezas em relação à integração. Para ele, é preciso mais diálogo entre os municípios.

– É necessário compartilhar o conhecimento sobre a integração antes de colocar em prática – salientou o vereador.

Representantes da Furb, da Uniasselvi e do Ibes que estiveram na audiência mostraram preocupação com o horário gasto nas baldiações dentro dos terminais. Alguns dizem que a medida poderá afastá-los das universidades, em especial, aqueles que trabalham em período integral.

Seterb se dispõe a responder todas as dúvidas de usuários

Quanto às dúvidas, o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, disse que ele e a autarquia estão dispostos a sanar todas elas, inclusive em outros municípios. Ele afirmou que nada será implantado enquanto houver falhas de informação ou técnicas. O próprio Seterb continua fazendo um levantamento para ajustar às demandas de frota e horários.

Ainda na audiência, Clebsch tentou tranquilizar os estudantes frisando que eles não terão problemas, pois os ônibus fretados não entrarão no sistema de integração. Todos continuarão fazendo o mesmo trajeto, deixando os estudantes em frente às universidades e os trabalhadores em frente às empresas

Foi o pedido de 120 dias de adiamento que deixou Clebsch surpreso. Porém, ele afirmou que a prefeitura está aberta para qualquer discussão e, se analisar que é realmente necessário, deve adiar a data da mudança.

DÚVIDAS SOBRE A INTEGRAÇÃO

Como os usuários farão a integração

Pomerode – Terminal do Aterro

Indaial (BR-470) – Terminal do Aterro

Indaial (Estrada Velha) – Terminal da Proeb (até a construção do Terminal da Água Verde)

Gaspar (região do Belchior) – Terminal da Fortaleza

Gaspar (Gaspar Alto) – Terminal do Garcia

Gaspar (Centro) – Terminal da Fonte

Ilhota – Terminal da Fonte

Como será o pagamento na ida

– O usuário pegará o ônibus na cidade de origem e pagará o valor integral. Quando chegar ao terminal em Blumenau, descerá e embarcará em uma linha sem pagar mais nada pela passagem.

E no retorno

– O usuário poderá pegar qualquer linha para o terminal de saída para a cidade de origem e pagará R$ 2,57 (tarifa de Blumenau). No terminal, embarcará no ônibus para sua cidade e pagará somente a diferença. A forma de pagamento desta diferença ainda está sendo discutida, pois agora já há a possibilidade da implantação da bilhetagem eletrônica

Como ficam os ônibus fretados

– Não haverá mudanças. Os ônibus fretados para estudantes e empresas apenas não usarão os corredores de ônibus, já que não há embarque ou desembarque nos pontos convencionais

Legalidade da proibição

– O Seterb informou que está tudo dentro da lei, pois após a concessão do Departamento de Transporte e Terminais (Deter), a responsabilidade de orientar e operar o sistema, inclusive propor e fazer mudanças, é de cada município

Estrutura

– Os terminais estão aptos a receber os 6,5 mil usuários dos outros municípios. Porém, o Seterb faz estudos para adequar horários de chegada e partida

Valores

– As passagens não serão reajustadas. O reajuste será feito de acordo com o calendário normal

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12171.
Editoria: Geral.
Página: 11.
Jornalista: Daniela Pereira (daniela.pereira@santa.com.br).