Inteligência se aprende

Desde o início da atual gestão, Blumenau implementa uma série de ações visando a recuperar a qualidade de ensino das escolas da rede municipal. Dentre elas, se destacam o fim da Escola sem Fronteiras, a retomada do sistema seriado de ensino com avaliação sistemática e promoção anual dos alunos, a geração de mais de 4 mil vagas na educação infantil, a criação da escola em tempo integral e do Estatuto e do Plano de Carreira do Magistério e, principalmente, a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), antecipando as metas propostas pelo MEC.

Neste ano, a Secretaria de Educação (Semed) inicia um novo projeto em 10 escolas da rede: a utilização de jogos de tabuleiro nas salas de aula, através da metodologia do Projeto MenteInovadora, visando ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, relacionais e éticas.

Esta metodologia do uso de jogos disputados em duplas ou em equipes contribui para que o professor tenha um papel relevante na formação integral do aluno, tanto no que diz respeito aos conteúdos curriculares quanto aos valores. A intenção é proporcionar à criança autonomia no aprendizado, capacidade de enfrentar e resolver problemas do cotidiano, aprender a trabalhar em equipe e fazer com que adquiram a capacidade de "aprender a aprender".

As aulas com a utilização de jogos passarão a fazer parte da rotina de 2,6 mil alunos do 1º ao 5º ano, das unidades que desenvolvem o programa Mais Educação/Educação Integral e mais três escolas selecionadas pela Semed, considerando os resultados do Ideb.

O resultado que se espera com o projeto é quebrar um velho paradigma pedagógico de que se nasce "inteligente" ou "burro". Ao final do ano pretende-se provar que inteligência se aprende a partir da qualidade das mediações proporcionadas ao aluno.

OSMAR MATIOLA|Secretário Municipal de Educação

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12179.
Editoria: Opinião.
Página: 2.